A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, nesta terça-feira (5), da cerimônia de lançamento da 21ª edição do Prêmio Innovare, promovido pelo Instituto Innovare. A cerimônia foi realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a presença de ministros e convidados.
Rivana Ricarte destacou a importância da participação de defensoras e defensores públicos no prêmio. "Inscrevam suas práticas e mostrem o que a Defensoria Pública faz de melhor para o aprimoramento do sistema de justiça", disse.
Clique aqui e veja o recado.
Além da ministra Maria Thereza, também discursaram na cerimônia os ministros Carlos Ayres Britto, presidente do Conselho Superior do Prêmio Innovare; Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
O lançamento contou com a participação especial da advogada Carolina Ribeiro Santana, premiada na Categoria Advocacia do 20º Prêmio Innovare com a prática Acesso à justiça para povos indígenas que vivem em isolamento.
Entre as presenças estavam os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, Cármen Lúcia e Dias Toffoli; a ministra presidente do STJ Maria Thereza de Assis Moura, o ministro Carlos Ayres Britto, que é presidente do Conselho Superior Innovare, e o jornalista e mestre de cerimônias Heraldo Pereira.
Inscrições para o Prêmio Innovare 2024 já estão abertas
As inscrições para a premiação já estão abertas! Para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania, os candidatos devem se inscrever no site do Prêmio Innovare. Este ano o Prêmio Destaque será para práticas que defendam o meio ambiente. As inscrições vão até o dia 26 de abril.
Veja aqui um tutorial sobre como se inscrever no Prêmio Innovare 2024
Sobre o Prêmio Innovare
Criado em 2004, o Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare. Tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.
São parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Justiça, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).