Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/02/2024

Vera Lúcia e Villas Bôas Cueva são empossados como ministros substitutos do TSE

Fonte: TSE*
Estado: DF
Os novos ministros substitutos do Tribunal Superior Eleitoral, Vera Lúcia Santana Araújo e Ricardo Villas Bôas Cueva, tomaram posse em solenidade promovida nessa terça-feira (6/2) no gabinete da presidência da corte, em Brasília. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes.
 
Segunda mulher negra a ocupar uma cadeira de ministra do TSE — a primeira foi a atual ministra substituta Edilene Lôbo, no ano passado —, Vera Lúcia assume, por um biênio, uma das vagas destinadas à classe dos juristas, podendo ser reconduzida por igual período. Vera Lúcia foi nomeada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em dezembro do ano passado.
 
Já Villas Bôas Cueva, ministro do Superior Tribunal de Justiça, assumirá a vaga de substituto aberta com a posse de Isabel Gallotti como integrante efetiva do TSE, em novembro do ano passado.
 
Representatividade
 
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ressaltou a importância simbólica da nomeação da ministra Vera Lúcia Santana Araújo, atuante em defesa das causas antirracistas e democráticas. “É para nós todos, do Tribunal Superior Eleitoral, e para mim, como presidente, um grande orgulho poder dar posse a vossa excelência, na nossa gestão compartilhada, minha e da ministra Cármen Lúcia, como vice-presidente. Tivemos a possibilidade histórica de dar posse às duas primeiras ministras negras do TSE. Nós temos certeza que vossa excelência muito engrandecerá a atuação do TSE, que está muito feliz com sua posse.”
 
Alexandre exaltou a biografia de Vera Lúcia: baiana de Livramento de Nossa Senhora, chegou aos 18 anos para estudar em Brasília, sendo a única na família a cursar Direito. “Sempre envolvida com o movimento negro, atuante não só no movimento negro antidiscriminatório, antirracista, mas na defesa da redemocratização e da democracia do país, que é o que este TSE tem como maior missão constitucional”, ressaltou Alexandre.
 
Vera Lúcia tem mais de 30 anos de atuação e já trabalhou no Conselho Penitenciário do Distrito Federal e na Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também já exerceu os cargos de diretora da Fundação Cultural Palmares (FCP), diretora-presidente da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap) e secretária-adjunta de Políticas para a Igualdade Racial do Distrito Federal.
 
Entre os convidados, estiveram presentes ministros do TSE, do Supremo Tribunal Federal, do STJ, do Superior Tribunal Militar e do Tribunal Superior do Trabalho, além do ministro de Estado de Direitos Humanos, Silvio Almeida, e de representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Com informações da assessoria de imprensa do TSE.
 
À noite, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e a presidenta da AGDP, Fernanda Fernandes, participaram do jantar de boas-vindas à ministra e ao ministro. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
12 de março
AGE
2 de abril
AGE
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)