Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/02/2024

PI: Defensorias Regionais registraram 174.839 feitos em 2023

Fonte: ASCOM/DPEPI
Estado: PI
Dados divulgados pela Diretoria das Defensorias Regionais da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), mostram que o setor realizou 174.839 atividades no período compreendido entre os meses de janeiro e dezembro de 2023, superando em 13,58% os números alcançados no ano anterior, quando foram computadas 153.934 atividades.
 
Os dados levam em consideração as ações promovidas por todas as 31 Defensorias Públicas Regionais, que englobam 59 órgãos de atuação, com abrangência em 124 dos 224 municípios piauienses, alcançando uma cobertura 55,3% do território estadual.
 
Os números incluem o total geral de atendimentos realizados em 2023, que foi de 96.694, entre atendimentos presenciais, psicossociais, orientações, atendimentos remotos, nas áreas cível e criminal. Os dados indicam um aumento de 7,83% quando comparados ao ano de 2022, quando foram registrados 89.670 atendimentos pelo setor.
 
Além de atendimentos, o relatório inclui também todas as petições produzidas, sessões de conciliação ou mediação, audiências de conciliação, instrução e julgamento, flagrantes recebidos, pedidos de liberdade, defesas em sessões do Tribunal do Júri, sustentações orais, além de outras demandas administrativas desempenhadas.
 
imageO aumento na produtividade registrada, conforme a Diretora das Defensorias Públicas Regionais, Defensora Pública Karla Andrade Araújo Leite, são reflexos do aumento da demanda da população por assistência jurídica, melhorias na rede de atendimento, e o ingresso de novos membros na instituição, o que contribuiu para a ampliação da produtividade registrada pelo setor.
 
“A curva de crescimento na produtividade das Defensorias Regionais foi realmente impactante, até para a Diretoria, que acompanha diariamente o que vem acontecendo de Norte a Sul. Este aumento vertiginoso revela, pelo menos, 03 pontos muito importantes: credibilidade do trabalho realizado pelas Defensorias no interior; compromisso dos Defensores, Defensoras, assessoras e assessores regionais; e a necessidade de um olhar atento para este crescimento veloz, de forma a não sacrificar as nossas equipes de trabalho. Espero que estes dados aumentem cada vez mais, mas que o nosso orçamento permita o oferecimento de estrutura compatível.” disse, a Diretora Karla Andrade.
 
A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, falou sobre o desempenho. “Os resultados alcançados refletem o empenho e dedicação das colegas e dos colegas que atuam nas Defensorias Regionais  juntamente com suas equipes, assim como o empenho da Diretoria Regional em manter um olhar diferenciado e proativo em relação às demandas da população que reside no interior do Piauí, buscando atender integralmente suas demandas que são diferenciadas de acordo com as realidades que vivenciam, envolvendo desde direitos de família  a conflitos por terras. Nesse contexto e a partir dos resultados constatados, vemos que as Defensorias Regionais vêm cumprindo o seu papel de oportunizar que as pessoas residentes no interior do Piauí recebam um atendimento cada vez mais resolutivo. Parabenizamos aos Defensores e às Defensoras Regionais e suas equipes na pessoa da Diretora Karla Andrade, reconhecendo a sua total dedicação à Defensoria ”, afirma Carla Yáscar. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
12 de março
AGE
2 de abril
AGE
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)