A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou nesta quinta-feira (1º) da abertura do Ano Judiciário de 2024 no plenário do Supremo Tribunal Federal. O evento marca a retomada dos trabalhos no plenário após o recesso.
O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, apresentou um balanço de projetos e realizações do Judiciário e celebrou a boa relação entre os poderes da República. “É uma bênção podermos fazer essa abertura do ano judiciário sem termos nenhuma preocupação que não sejam as preocupações normais de um país: crescimento, educação, proteção ambiental e todos os outros valores que estão na Constituição e que nos unem”, afirmou Barroso.
Rivana Ricarte lembrou das diversas ações em que a ANADEP atuou por meio da diretoria e assessoria jurídica na Suprema Corte. "A ANADEP acompanha hoje cerca de 66 ações perante o STF. A entidade é requerente em 11 ações, considerando inclusive a ADPF 1097 que foi proposta pela ANADEP em 2023, e atua enquanto amicus em 44. Apenas no que pertine as Ações de Antiguidade são 20 ações no total, todas tiveram movimentação ao longo de 2023, sendo que 11 transitaram em julgado e temos 9 que ainda seguem em trâmite”, contou.
A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de diversas autoridades.
Representantes da ANADEF, CONAMP, AMB, AJUFE, ANPR, ANAMATRA e ANPT também estiveram presentes.