A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou nesta quinta-feira (1º/02) da cerimônia de posse do novo ministro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para Lewandowski, o principal desafio de sua gestão como ministro da Justiça será a segurança pública. Ele reforçou que dará continuidade ao trabalho de Flávio Dino em frente a pasta. “É nossa obrigação, e o povo brasileiro assim espera, que o Ministério da Justiça dedique especial atenção a segurança pública, que ao lado da saúde é uma das maiores preocupações da cidadania. Mas é preciso compreender, todavia, que a violência e criminalidade que campeiam entre nós não somos problemas novos, são mazelas que atravessam séculos da nossa história”, pontuou o ministro.
Sheila de Carvalho, que hoje integra o Comitê Nacional dos Refugiados, foi promovida e vai comandar a Secretaria de Acesso à Justiça, atualmente chefiada por Marivaldo Pereira (PSOL). Carvalho é ligada ao Grupo Prerrogativas e uma das lideranças da Coalizão Negra por Direitos, organização que atua em favor de políticas públicas de inclusão.
Para Rivana Ricarte, o momento é muito importante para dialogar com o novo ministro e sua equipe sobre a atuação de defensoras e defensores públicos em pautas relacionadas ao acesso à justiça. "Tivemos um bom diálogo e participamos de diversas reuniões com o então ministro da pasta, Flávio Dino, sobre assuntos de interesse da Defensoria Pública e agora com o ministro Lewandowski não será diferente, pois ele já conhece o nosso trabalho de outras agendas. Vamos trabalhar em conjunto pautas relacionadas ao acesso à justiça, segurança pública e ao sistema carcerário", disse.
Compareceram na cerimônia, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Janja da Silva, ministros do STF; Paulo Gonet, chefe da PGR; ministro Humberto Fonseca, do STJ, e outras autoridades. A presidenta da ANADEF, Luciana Bregolin, também acompanhou a solenidade.
Na ocasião, também esteve presente a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, que foi nomeada como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vera Lúcia será a segunda mulher negra a compor a Corte.
À noite, houve um jantar de recepção ao ministro Ricardo Lewandowski. Na foto, com o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.
Defensor público da Bahia Daniel Soeiro