Na noite desta quarta-feira (10), a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; o presidente da ADPERN, Rochester Araújo; e a defensora pública do RN e conselheira fiscal da Associação Nacional, Giovana Burgos, participaram da solenidade de posse do novo defensor público geral do Rio Grande do Norte, Clístenes Mikael de Lima Gadelha. O defensor estará à frente da Instituição durante o biênio 2024/2026.
Em sua fala, Rivana Ricarte parabenizou o defensor geral do Estado. ”Os desafios no próximo biênio não serão menores do que os enfrentados até aqui, mas tenho convicção que serão vencidos pela gestão do colega Clístenes e de sua equipe, que servirá de impulsionamento para o fortalecimento institucional”, disse.
Já a governadora Fátima Bezerra lembrou da importância do papel exercido pela Defensoria. “Estamos aqui homenageando uma instituição muito importante para o Estado Democrático de Direito pelo que ela representa: uma instância comprometida com a luta por direitos e cidadania. Hoje, a Defensoria está presente em cerca de 90% do estado, isso significa trazer mais cidadania para a nossa população. A Defensoria tem, por vocação, cuidar dos direitos dos mais oprimidos e desprotegidos”
Em seu discurso de posse, Clístenes Mikael de Lima Gadelha ressaltou a importância de manter o trabalho realizado pela Defensoria. “A grande verdade é que há muito a ser feito. Devemos fortalecer, mais ainda, a defesa dos grupos sociais vulneráveis, das mulheres, dos idosos, crianças, indígenas, quilombolas e adolescentes, população em situação de rua, comunidade LGBTQIA+, viabilizando que essas pessoas ocupem espaços de direito na sociedade”, declarou.
Autoridades
Também participaram da cerimônia outras autoridades, como o corregedor geral da DPERN, Bruno Henrique Magalhães Branco; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Glauber Rêgo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Jales; o representante do Ministério Público do RN, Promotor Giovanni Rosado Diógenes; a controladora geral do Estado, Luciana Daltro; a defensora pública-chefe substituta da união, Carla Cine; o procurador geral do Estado, Antenor Roberto Soares; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Expedito Ferreira de Souza, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Aldo Medeiros; além de representantes da Prefeitura do Natal, UFRN e UERN.