A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, foi uma das autoridades convidada para o ato "Democracia Inabalada", promovido na segunda-feira (8), no Congresso Nacional. O evento reuniu as principais autoridades da República e marcou um ano das invasões às sedes dos Três Poderes da República, em Brasília. O objetivo do Ato foi reafirmar a importância e a força da democracia brasileira.
O evento Democracia Inabalada contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de parlamentares, ministros, ex-ministros e representantes da sociedade civil. Entre as autoridades que Rivana Ricarte cumprimentou na cerimônia, estão: o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP); a assessora especial do Ministério da Justiça, Sheila de Carvalho; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; o ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha; e o presidente do Sindilegis, Alison Souza.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi a primeira a discursar, falando em nome dos governadores do país.
Na ocasião, Lula observou que a tentativa de deposição da democracia, que se baseia no desrespeito ao resultado das eleições, teria consequências drásticas para a estabilidade política do país. “Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, muito mais do que vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos teriam sido roubados ou destruídos. A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada. E a democracia, destruída. A esta altura, o Brasil estaria mergulhado no caos econômico e social. O combate à fome e às desigualdades teria voltado à estaca zero”, afirmou.
Paralelo ao evento, a sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional exibiram uma representação da Constituição Federal em suas entradas.
FONTE: Agência Brasil