Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/11/2023

NOTA PÚBLICA

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) – entidade que representa mais de 6.500 defensoras e defensores públicos estaduais e distritais nas 27 unidades da Federação – vem a público reiterar sua irrestrita defesa às prerrogativas de defensoras e defensores do Estado da Bahia.
 
A Defensoria Pública é instituição pública essencial à função jurisdicional do Estado, verdadeira expressão e instrumento do regime democrático e que cumpre a missão constitucional de garantir a orientação jurídica, a promoção de direitos humanos e a defesa em todos os graus, judicial e extrajudicialmente, dos direitos individuais e coletivos, de maneira integral e gratuita às pessoas em situações de vulnerabilidades no Brasil.
 
Autonomia, independência funcional e garantia da simetria com as instituições do sistema de justiça são indispensáveis ao cumprimento do propósito institucional da Defensoria Pública. É imprescindível assegurar a valorização de defensoras e defensores e a expansão quantitativa e qualitativa da Defensoria Pública no território.
 
Um Estado que tem uma Defensoria Pública forte, com membros valorizados, permite melhor planejamento institucional e, por conseguinte, otimização do atendimento à população necessitada, que carece de promoção de direitos humanos.
 
O Estado da Bahia tem 417 municípios, sendo 203 comarcas. Atualmente a Defensoria Pública do Estado da Bahia atende 63 comarcas, no total de 53,1% da população baiana, alcançando quase 7.5 milhões de potenciais assistidos(as). 
 
Por tudo isso, a ANADEP renova seu destacado compromisso com a defesa permanente das prerrogativas previstas na Constituição Federal às defensoras e defensores públicos da Bahia e de uma Defensoria Pública constitucionalmente consolidada. A ANADEP, por fim, reafirma sua disposição para contribuir para o diálogo entre instituições e Poderes do Estado da Bahia com o objetivo de afirmar a dignidade institucional já assegurada pelo constituinte.
 
DIRETORIA DA ANADEP
NOVEMBRO DE 2023
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)