Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/11/2023

CE: Van de Direitos chega ao bairro Granja Portugal e atende demandas da comunidade

Fonte: ASCOM/DPECE
Estado: CE
Nesta quarta-feira (08.11), aconteceu mais uma ação itinerante da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) no bairro Granja Portugal, em Fortaleza. A Van de Direitos, uma unidade móvel, esteve no local para prestar atendimento jurídico aos moradores do bairro. A ação itinerante faz parte do calendário institucional e visa aproximar a população dos serviços prestados pela Instituição e, portanto, facilitar o acesso à justiça.
 
As defensoras públicas Eunice Collares e Márcia Maria foram as responsáveis pelos atendimentos. Ao todo, 21 pessoas estiveram no local para buscar assistência com relação à solicitação de segunda via de certidão de nascimento, divórcio consensual, acompanhamento processual criminal e cível, bem como orientações sobre auxílio-reclusão, alimentos avoengos e reintegração de posse.
 
A defensora pública Eunice Collares destacou a importância do atendimento da Instituição em ir até localidade de extrema vulnerabilidade. “Através desta ação, a Defensoria Pública fica mais perto da população, a qual se sente acolhida e orientada em seus direitos. Há também uma maior divulgação da amplitude de atendimento do órgão, que esclarece para a população como pode ter seus direitos garantidos e onde buscá-los”, destaca Eunice.
 
Assim como esta ação, a Defensoria Pública atua dentro das comunidades com outros dois projetos: a Defensoria em Movimento e o Projeto Acolher. O objetivo é manter essas ações com regularidade em espaços que apresentam vulnerabilidade, a fim de assegurar à população o acesso a seus direitos.
 
Saiba mais
 
Projeto Acolher – O projeto Acolher é uma iniciativa da Secretaria de Proteção Social e acontece semanalmente com o objetivo de levar os serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico para a população de diferentes bairros e cidades do Ceará. O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no Projeto Acolher será divulgado em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).
 
Defensoria em Movimento – O projeto iniciou em 2017, mas em 2022 ganhou cara nova, quando a carreta passou a ser patrimônio da DPCE. A ação funciona como um braço da Defensoria e passa por vários bairros de Fortaleza e localidades no interior do Ceará, levando os serviços da Instituição para mais próximo dos cearenses .
 
 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)