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20/10/2023

CE: Nudesa implanta canal de comunicação por WhatsApp para atendimento exclusivo de demandas para pessoas autistas

Fonte: ASCOM/DPECE
Estado: CE
Com dois filhos autistas, a promotora de vendas Luanda Alves Brito, de 37 anos, viu a situação financeira da família complicar quando perdeu o emprego. A casa passou a ter somente o salário do companheiro como fonte de renda, os garotos começaram a usar dezenas de fraldas por dia e o preço do produto disparou nas prateleiras. Tudo aconteceu em um só tempo e fez com que as contas de casa não fechassem mais. Resultado: precisou buscar assistência jurídica para pleitear na Justiça o direito de receber do poder público insumos para os gêmeos.
 
Procurou, então, o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Ceará (DPCE). Mas sequer precisou sair de casa para isso. Resolveu tudo por telefone. “Foi muito melhor. Tem nem comparação. Como eu já tinha os laudos, foi ainda mais fácil. Seria muito difícil se tivesse que ir pessoalmente porque os meninos são danados demais. Ou seja: ninguém quer ficar com eles. E levar os dois pra esses cantos é complicado. Eu não tenho carro. Então, imagine ir de ônibus com eles sendo que eles não param quietos. Eu sempre preciso de ajuda. Então, graças a Deus que fizeram isso. É difícil encontrar um órgão assim. Em muito canto, o pessoal não quer dar nem informação, quanto mais ter esse cuidado. E o atendimento foi maravilhoso”, afirma Luanda.
 
Ela refere-se ao canal virtual criado pelo Nudesa para atendimento de autistas e de assistidos e assistidas com filhos comprovadamente nesta condição que moram em Fortaleza. Através do número de WhatsApp, é possível dar entrada em todo tipo de processo que envolva questões de saúde. Do leito hospitalar à fralda. Da consulta especializada à medicação. Da transferência de unidade de saúde à prótese. Tudo que esteja relacionado à saúde da(s) pessoa(s) autista(s) em questão, a partir de agora, faz-se na Defensoria sem a pessoa precisar deslocar-se ao núcleo.
 
Supervisora do Nudesa, a defensora Yamara Lavor revela que nos últimos meses a equipe notou uma presença cada vez mais recorrente de famílias com autistas em busca de assistência jurídica e o quão difícil era para elas – quase sempre as mães – o deslocamento com as crianças. “As mães geralmente são as únicas cuidadoras dessas crianças, que possuem, com frequência,  uma hipersensibilidade sensorial que causa grande desconforto quando estão em ambiente com grande circulação de pessoas, como temos no Nudesa diariamente”, frisa Yamara.
 
Para além da economia de tempo e dinheiro no deslocamento, a criação de um canal virtual de atendimento exclusivo para essas pessoas e famílias representa, portanto, um atendimento mais humanizado e confortável. Por isso, além do número de WhatsApp, o Nudesa também destinou equipe para lidar apenas com este público – o que faz com que as demandas não concorram com as demais, da população típica, e o serviço às pessoas atípicas seja mais ágil.
 
“A pessoa envia toda a documentação por WhatsApp, inclusive o relatório médico contendo o diagnóstico e o tratamento solicitado, para iniciar o atendimento. Caso seja necessário judicializar a demanda, o assistido recebe, também por mensagem de WhatsApp, o número do processo e as orientações para acompanhamento do mesmo. Mas é importante frisar que esse serviço é opcional, podendo, caso prefira, comparecer ao Núcleo de Defesa da Saúde para atendimento presencial.  O atendimento virtual para autistas é uma possibilidade a mais para esses assistidos,  cujos cuidadores, que os representam, sempre relatavam que precisavam trazer as crianças para o atendimento porque não tinham uma rede de apoio em casa. Tem sido uma experiência positiva e temos recebido elogios pela iniciativa, afirma Yamara Lavor.
 
 
SERVIÇO
 
NÚCLEO DE DEFESA DA SAÚDE
 
Endereço: Rua Júlio Lima, nº 770, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza (Ponto de referência: Prédio do Antigo Ceará Prev/ Próximo do Cometa e caixa econômica da Oliveira Paiva) – de 8h às 12h e de 13h às 17h. (senhas distribuídas até 15h)
 
 
Atendimento por WhatsApp (somente por mensagem)– (85) 9 8433-0004 – 08h às 12h e de 13h às 15h 
 
EXCLUSIVO para demandas de:
 
– Leito De Uti
 
– Transferência Hospitalar
 
– Pacientes Oncológicos
 
 
Atendimento por WhatsApp (somente por mensagem)– 85 9 8976-5670 – 08h às 12h e de 13h às 15h
 
EXCLUSIVO para:
 
– Solicitações De Pessoas Com Espectro Autista;
 
 
Telefone para orientações em geral:
 
(85) 3194-5024 – de 8h às 12h e de 13h às 16h30
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