Na manhã desta segunda-feira (02.10), a Defensoria Pública do Estado do Ceará promoveu a inauguração de mais uma sede no interior. Dessa vez, a cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi contemplada com um espaço mais adequado para atender ao público. Trata-se da 12ª nova sede entregue nos últimos dois biênios.
O novo espaço fica localizado no Shopping Boulevard I, na Avenida Eusébio de Queiroz, n° 3999, no Centro da cidade, em frente ao Fórum da cidade. A sede conta com três gabinetes individualizados para os atendimentos defensorias, sala para mediação e lugar adequado para triagem dos casos apresentados pela população.
Participaram da solenidade a vice-governadora do Estado, Jade Romero; a secretária de Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira; a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas; a subdefensora pública geral, Samia Farias; a secretária de Diversidade Sexual, Mitchele Meire, o prefeito Acilon Gonçalves, a assessora de relacionamento institucional, Lia Felismino; as coordenadoras das Defensorias do Interior, Sheila Falconeri e Renata Amaral; o juiz Luiz Eduardo Viana Pequeno e o promotor Elio Ferraz Souto Junior, o assessor de planejamento e controle, Leandro Bessa; a diretora da Assessoria de Estágio, Camila Vieira, além dos defensores que atuam na cidade: Graziela Viana, Paloma Machado e Guilherme Maia.
A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, falou sobre os desafios para implantação de novos lugares. “A gente sabia que não era impossível fazer tudo isso e estar aqui entregando mais uma estrutura digna à população. A gente fez e fazemos questão de fazer, principalmente para o povo, que está sim mais empobrecido após a pandemia e precisa da Defensoria. Queremos ir além, oferecer uma Defensoria de portas abertas e com mais condições para a população, garantindo seus direitos, que é a nossa razão de existir”, disse. Em sua fala frisou o atendimento acolhedor da instituição. “Nada substitui esse olhar, esse diálogo, esse acolhimento que a Defensoria Pública dá ao povo e precisa continuar ofertando. Então é fundamental que a Defensoria continue crescendo, se aprimorando e estando cada vez mais próximo da população”, destacou Elizabeth Chagas.
A vice-governadora Jade Romero também reforçou a parceria que tem com a Defensoria. “É sempre um motivo de muita alegria ver a Defensoria crescendo sempre no seu capital material e também imaterial- que é o principal. Feliz de ver uma estrutura como essa sendo entregue à população. Já iniciar cumprimentando a Dra Elizabeth Chagas e parabenizando pelo seu trabalho, por tudo que tem feito, por todas as sedes que já foram inauguradas, por toda a luta na valorização do defensor, peça fundamental para o acesso à justiça. Como é bom ver essa padronização que dá dignidade ao trabalho dos servidores e de todos os colaboradores, dignidade a quem vai ser atendido, mas sabendo que o mais importante, sem nenhuma dúvida, são as pessoas. A Defensoria Pública é uma grande instituição, sobretudo por conta de cada um e de cada uma de vocês que fazem o trabalho que árduamente do dia a dia e que tanto nos orgulha” , pontuou Jade Romero.
O espaço tem o objetivo de auxiliar o trabalho da Defensoria e o acesso da população à rede de garantia de direitos. O defensor Guilherme Maia, que atua na na cidade, falou sobre a evolução da instituição desde quando entrou na carreira, há 8 anos. “Quando ingressamos, em 2015, nos deparamos com uma estrutura que seria inimaginável, porque a gente está pensando hoje. Na minha primeira comarca, Morada Nova, tínhamos uma sala pequena para dois defensores e um estagiário para atender o assistido. É até difícil imaginar como a gente conseguia comportar tanta gente em uma sala tão pequena. Ao longo de todos esses anos, a Defensoria Pública investiu muito nos defensores, investiu muito na sua estrutura e isso é visto aqui”, lembrou. Para ele, “hoje eu cheguei aqui só com meu notebook. Hoje posso dizer que a gente pode redirecionar a nossa força de trabalho para a nossa atividade-fim. Isso é muito importante. Eu queria agradecer a Dra Elizabeth por toda essa evolução. Posso falar aqui, em nome das minhas colegas, que esse esforço será concretizado em ainda mais trabalho à população. A gente vai direcionar essa energia para o assistido e vamos materializar toda essa conquista”, destacou.
O prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância da Defensoria diante de um cenário de aumento populacional no município. “O Eusébio passa por um momento de crescimento econômico. É uma cidade que dobra de população por ano, não existe parâmetro para isso. Tenho o maior prazer em dizer que a Defensoria é um desses órgãos que também cresce na cidade e também um dos que mais cresce no Ceará nesses últimos tempos. Hoje é uma maravilha, temos três defensores para ocupar o equivalente a três vagas. O Eusébio é privilegiado também porque tem três promotores e três juízes. Todos aqui dão agilidade à justiça. Nosso povo merece a Defensoria”, destacou o prefeito.
Serviço
Sede da Defensoria em Eusébio
Onde: Salas 13 e 14 do Shopping Boulevard I, localizado na Avenida Eusébio de Queiroz, n° 3999 – Centro, Eusébio/CE