Esta edição foi realizada em Colniza e no distrito de Guariba, e reuniu parceiros como Poder Judiciário (TJMT), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Prefeitura Municipal de Colniza, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), INSS, Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), CRAS, Cartório do 2º ofício, entre outros.
Foram realizados mais de 1.300 atendimentos durante três dias. A defensora pública-geral Luziane Castro destaca a importância destas ações para as localidades que recebem os atendimentos. “É justamente essa a ideia da defensoria pública, levar cidadania e justiça até onde as pessoas tenham essa dificuldade de acesso e estar aqui em Guariba, que fica a 1.500 quilômetros de Cuiabá, pra gente é bastante significativo, é a essência do trabalho da nossa instituição”.
O vice-prefeito de Colniza, Marco Antônio Faita, presente em um dos dias de atendimento do mutirão, agradeceu a parceria e disponibilidade. “Tenho certeza que a população está muito contente e grata com tudo o que a defensoria vem fazendo. Como não temos defensoria instalada na cidade ainda, o que deve ser implantado no próximo ano, as pessoas precisam destes atendimentos para regularizarem seus documentos”.
O distrito de Guariba fica a 150 quilômetros de Colniza, conta hoje com uma população de aproximadamente 3 mil habitantes e foi uma das regiões atendidas no último dia de mutirão.
O operador de máquina e morador do distrito, Nelson José de Arruda, levou toda a família para aproveitar as ações do mutirão. “Eu regularizei meu título de eleitor, pedi a da minha certidão de nascimento, a minha filha conseguiu fazer a identidade dela e a minha esposa conseguiu regularizar o cadastro único, também regularizou o título de eleitor e solicitou a segunda via da certidão de nascimento”.
“Isso só foi possível graças ao apoio da Defensoria Pública que esteve aqui com esse projeto” ressaltou Nelson.