Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/09/2023

Estudantes do IFRO visitam a Defensoria Pública para divulgar projeto AudioTrap voltado a pessoas surdas

Fonte: ASCOM/DPE-RO
Estado: RO
 
No dia 13 de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia recebeu a visita de um grupo de alunas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) que se reuniram com a Ouvidora-Geral externa da instituição, Amanda Michalski e com a defensora pública Flávia Albaine Farias da Costa para a apresentação do projeto AudioTrap voltado a pessoas surdas. O grupo de alunas é formado por Maria Luiza, Angélica, Beatriz e Geovana, que estavam acompanhadas do professor Márcio Rodrigues Miranda.
 
As estudantes do IFRO são vinculadas ao programa POWER4Girls – Empower to Lead, uma iniciativa da embaixada e consulado dos EUA em parceria com o Instituto Gloria e com o apoio da Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Por meio deste programa as estudantes utilizam a tecnologia para promover transformações sociais.
E é nesse sentido que o aplicativo AudioTrap está sendo desenvolvido pelas alunas. O aparelho permitirá que as pessoas surdas possam acompanhar a mudanças sonoras no ambiente a partir das vibrações sonoras emitidas.
 
Durante a conversa, a defensora pública Flávia Albaine, coordenadora da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ANADEP e membra suplente na Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, aconselhou ao grupo que procure a representação da comunidade surda de Rondônia, visto que isso contribuirá com a legitimação deste trabalho.
 
“É necessário que a comunidade surda seja incluída de modo a participar do processo de formulação de dispositivos que podem vir sim a se tornar políticas públicas voltadas a essas pessoas. Esse entendimento está de acordo com O Princípio do Nada sobre Nós sem Nós, que prevê que nenhuma decisão que afete a comunidade surda pode ser tomada sem sua plena participação”, ressalta Flávia Albaine.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)