Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/09/2023

CE: Ações de família são as mais recorrentes na passagem da Defensoria em Movimento por Baturité

Fonte: ASCOM/DPE-CE
Estado: CE
 
A curiosidade em saber o que era a grande carreta estacionada próxima à praça Santa Luzia, no maciço de Baturité, possibilitou que D. Rosimeire Barbosa conseguisse resolver um problema que estava sem nenhum encaminhamento há 16 anos. Apesar de separados de corpos desde 2007, ela e Reginaldo nunca tinham conseguido formalizar o divórcio. O boca a boca a ajudou a saber que por meio da Defensoria em Movimento seria possível dar entrada no pedido e, ainda melhor, de forma consensual, já que a outra parte estava de acordo.
 
O defensor público Paulo Bentes realizou a audiência extrajudicial onde foi possível agilizar tanto o divórcio quanto os desdobramentos relacionados à guarda e pensão alimentícia. “A decisão foi formalizada aqui enquanto as partes construíram seu acordo de forma amigável e prática. A ação itinerante oportunizou o acesso à justiça de forma rápida, com a resolução de algo que é importante para que possam seguir suas vidas, preservando relações saudáveis”, pontuou.
 
Essa foi a primeira vez que a carreta da Defensoria chegou até Baturité para realizar o atendimento defensorial, fortalecendo o acesso à justiça e aproximando a Instituição da sociedade. Durante os três dias, 75 atendimentos foram realizados, sendo demandas sobre direito de família as ações mais recorrentes.
 
No caso de Francisco Edson Rodrigues, o atendimento possibilitou dar entrada no suprimento de óbito seu irmão. “Meu atendimento foi super rápido e já estou saindo daqui com o número do processo. Feliz em conseguir resolver isso, pois nunca dava certo. Ter os serviços da Defensoria de forma tão acessível é muito bom e importante para gente, facilita a nossa vida”, destacou.
 
A ação chega até às comunidades dentro da capital de Fortaleza e nas localidades do interior a partir da solicitação de movimentos sociais ou representantes dos municípios.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)