Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/09/2023

ADEP-MS: Djamila Ribeiro aborda o conceito de “Lugar de Fala” em comemoração aos 10 Anos da ESDP

Fonte: ASCOM/ADEP-MS
Estado: MS
 
Em uma manhã memorável de celebração e aprendizado, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul marcou os 10 anos da Escola Superior com um evento especial, trazendo a autora e filósofa Djamila Ribeiro para uma palestra inspiradora. O encontro, que ocorreu nesta quinta-feira (14), reuniu mais de 500 pessoas no auditório da ESDP e também foi transmitido ao vivo pelo canal institucional no Youtube.
 
A presidente da ADEP/MS, Olga Lemos Cardoso de Marco, participou do evento e destacou a importância deste marco na trajetória da instituição e a relevância da palestra de Djamila Ribeiro.
 
“A comemoração dos 10 anos da ESDP é um marco significativo em nossa jornada, destacando nosso compromisso com a educação, crescimento e busca pela justiça. A palestra de Djamila Ribeiro foi um momento de reflexão profunda sobre a importância de reconhecer e combater o racismo e as desigualdades em nossa sociedade”, disse.
 
A palestra intitulada “Lugar de Fala” abordou um tema crucial para os dias atuais. Na conversa, a filósofa explicou que embora o conceito de “Lugar de Fala” tenha se popularizado, há desafios associados a isso, como o equívoco de que apenas pessoas negras podem falar sobre racismo ou que apenas mulheres podem discutir o machismo.
 
“O Lugar de Fala teve o seu conceito popularizado, o que é bom, mas o lado negativo disso são os esvaziamentos. Um deles é acreditar que somente pessoas negras podem falar de racismo, ou apenas mulheres podem discutir o machismo, ou o interdito, como muitas vezes é colocado, ‘ah, fica quieto, porque não é o seu lugar de fala’. Não, não é isso. Lugar de Fala diz respeito à localização social e todos nós estamos localizados socialmente. Há grupos. que estão localizados socialmente em locais de opressão por conta das desigualdades e tem grupos posicionados no lugar do privilégio. Então, o primeiro momento é desvelar os processos históricos que criam as desigualdades”, explicou a filósofa.
 
A mediação da palestra foi realizada pela Defensora Pública e associada da ADEP/MS, Dra. Joanara Hanny Messias Gomes, a qual faz parte da Comissão de Defesa Étnico Racial da ANADEP, juntamente com a Dra. Maria Clara de Morais Porfirio.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)