Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/06/2023

ANADEP participa de processo eleitoral da nova composição do CONAD

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Ao longo de todo o mês de maio, a ANADEP participou do processo seletivo para composição do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad). Criado em 2006, o Conad é o órgão responsável por coordenar o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), atuando na formulação, avaliação e proposição de políticas nacionais sobre drogas. A votação ocorreu, nessa segunda-feira (5), de forma on-line e com transmissão ao vivo.
 
Além da ANADEP, outras 49 organizações foram habilitadas a concorrer, com base nos critérios estabelecidos pelo edital. As organizações participantes se inscreveram em segmentos temáticos de acordo com sua atuação: 13 entidades atuam no acolhimento, ajuda mútua e reinserção social; 17 atuam na saúde, prevenção e redução de danos; 11 atuam nas áreas de direitos humanos, antirracismo e acesso à justiça; e 8 atuam em ciência e pesquisa.
 
A eleição foi acompanhada pelos(as) diretores(as) de articulação social da ANADEP, Rochester Araújo e Melissa Borborema, além dos(as) defensores(as) públicos(as) Ronan Figueiredo e Carla Caroline de Oliveira Silva. O grupo  também acompanhou reuniões preparatórias para a eleição do Conselho representando a ANADEP.
 
Ao final do processo, dez organizações da sociedade civil foram eleitas: Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos, Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (REFORMA), Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), Rede Latinoamericana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas (LANPUD), Centro de Convivência "É de Lei", Escola Livre de Redução de Danos (ELRD), Plataforma Brasileira de Política de Drogas e Sociedade Brasileira de Toxicologia. 
 
Sobre a eleição
 
Esta é a primeira vez na história do Conad que representações da sociedade civil foram eleitas. Em 2019, na gestão anterior, a participação social foi suprimida do Conselho, desconfigurando sua natureza de colegiado participativo. No modelo anterior, as representações eram indicadas pelo Ministério da Justiça.
 
Agora, o Conad volta a ter participação social expressiva, com composição paritária entre representantes do Executivo Federal e da sociedade civil.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)