Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/06/2023

AP: DPE emite documentos de família que perdeu tudo em incêndio

Fonte: ASCOM/DPEAP
Estado: AP
Na tarde do dia 25 de março de 2023 fazia calor em Macapá. Na bairro Ipê, na Zona Norte, era só mais um dia comum para Sandra e sua família. Estavam todos do lado de fora de casa, pegando vento, até que às 18h seu neto trouxe a informação mais triste que poderia receber: sua casa estava pegando fogo. Em pouco tempo, tudo era ruína. A família não conseguiu salvar nada.
 
Entre móveis e roupas, a família também perdeu toda a sua documentação. Foram 16 Certidões de Nascimento e 1 Certidão de Óbito, além de todas as Carteiras de Identidade.
 
A primeira atuação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) ocorreu na emissão das Certidões de Nascimento e de Óbito. Com acesso à Central de Informações do Registro Civil, a instituição já emitiu 15 das 17 documentações da família.
 
O passo seguinte começou nesta segunda-feira, 5, no novo posto de emissão de Registro Geral da DPE-AP. Sandra e sua nora, Flávia, foram as primeiras da família a tirarem a segunda via do RG de forma gratuita na instituição.
 
Segundo o defensor público Márcio Peixoto, esses documentos pessoais são extremamente importantes para garantir o acesso a outros direitos básicos, como educação e saúde e, nesse momento de vulnerabilidade, para o acesso a benefícios sociais.
 
“Esses documentos são fundamentais para a superação dessa fase difícil, pois com eles a família poderá ter acesso a benefícios assistenciais que podem ajudar a se manter, como por exemplo o aluguel social*. Sem essa documentação, qualquer pessoa fica impossibilitada de acessar direitos que lhes são garantidos pela constituição”, explicou Márcio.
 
Sandra teve seu primeiro contato com a Defensoria Pública por indicação de uma vizinha.
 
“Foi a primeira vez que fui tão bem atendida. Já consegui as Certidões dos meus netos e filhos todos, e agora a gente está aqui para conseguir o RG. Com certeza vai facilitar muito para eu conseguir os benefícios”, comemorou Sandra.
 
Aluguel Social: Benefício assistencial para atender necessidades advindas da destruição total ao parcial do imóvel residencial do beneficiário decorrente de calamidade pública ou de remoções de pessoas residentes em áreas de risco.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)