Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/06/2023

RS: Defensoria Pública consegue transferência de bebê prematuro para UTI neonatal

Fonte: ASCOM/DPERS
Estado: RS
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) conseguiu, na noite da última sexta-feira (2), que um bebê de Três Passos, nascido na segunda-feira (29), fosse internado em uma UTI neonatal. Ele aguardava um leito desde o nascimento e, mesmo com decisão favorável da Justiça (do dia 30) e a transferência de hospital efetivada no dia 1, ele ainda não estava na UTI até a noite do dia 2 de junho.  
 
O bebê, que nasceu com 37 semanas de gestação - portanto, prematuro - chegou a ser encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em  Passo Fundo, na quinta-feira (1º) após determinação da Justiça. O Estado havia informado a disponibilidade de leito. 
 
No entanto, o local estava superlotado quando a família chegou e sem espera para o paciente. De acordo com hospital, o Estado sabia da superlotação do local, e mesmo assim realizou a transferência. Para solucionar provisoriamente a situação, a instituição liberou uma vaga na Emergência para o bebê e disponibilizou uma incubadora, mas não era o que ele precisava.
 
Para o Estado, a transferência constava como realizada. Porém, a criança ainda não estava no leito de UTI que necessitava, motivo pelo qual a Defensoria Pública fez novo pedido na Justiça.
 
Às 21h, os defensores públicos Bruna Brum Betiollo e Anderson Rafael Röder receberam a notícia de que o bebê havia dado entrada na UTI. 
 
“Foram dois dias de intenso trabalho e dedicação da equipe da Defensoria de Três Passos, tanto na esfera extrajudicial buscando vagas de UTI na Central de Leitos estadual e na rede privada, como também na judicial buscando uma decisão que tutelasse a vida da criança e, depois, lutando arduamente pelo efetivo cumprimento desta decisão, até que felizmente conseguimos a internação. Fico muito feliz com o desfecho desta atuação tão delicada e, em nome de toda Defensoria, desejo que em breve esse bebê possa estar com sua família em casa”, disse Röder. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)