Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/06/2023

MA: Defensoria inaugura sala verde em Pirapemas e comemora o contésimo ponto de atendimento presencial no Maranhão

Fonte: ASCOM/DPEMA
Estado: MA
A população de Pirapemas conta, agora, com o projeto “Maranhão Verde”, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). É o 33º município a receber a Sala Verde, em solenidade de inauguração conduzida pelo defensor público-geral, Gabriel Furtado, nesta quinta-feira (1°). A unidade da DPE/MA, instalada com o apoio da Prefeitura de Pirapemas, permitirá aos moradores acessar os serviços da instituição de forma telepresencial, evitando que eles se desloquem até a sede da comarca, no município de Cantanhede.
 
A Sala Verde, em Pirapemas, é o 100º ponto de atendimento presencial aberto pela instituição no estado e foi entregue no dia em que a atual gestão completa o seu primeiro ano à frente da Defensoria.
 
“Esta é uma data simbólica e muito importante para todos nós que fazemos a Defensoria Pública. E, ainda neste ano, entregaremos mais outras unidades, que juntamente com as nossas ações itinerantes, atendem uma de nossas diretrizes que é a de levar direitos a um número cada vez maior de maranhenses”, disse Gabriel Furtado. Só este ano, devem ser inauguradas, pelo menos, mais outras 20 unidades, ampliando o atendimento da Defensoria Pública em mais áreas do Estado.
 
Com a parceria com a DPE, o Município cedeu um espaço na sede da Secretaria Municipal da Mulher e da Cidadania, para abrigar o serviço. O prefeito de Pirapemas, Fernando Cutrim, falou da satisfação de poder contar com a Defensoria no município. “Há muito tempo aguardávamos por esse momento e é com muita alegria que recebemos os serviços da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. O cidadão vai evitar viajar para resolver problemas que, agora, poderão ser solucionados com a ajuda de um servidor que fará o acolhimento na Sala Verde, mantendo contato direto com o defensor público da comarca”, enfatizou o prefeito.
 
O defensor público auxiliar da Defensoria Geral, Gil Henrique Faria, disse que a Sala Verde vai garantir acesso da população à Justiça, sem representar mais custos e desperdício de tempo. “O projeto da Defensoria Pública do Estado do Maranhão facilita o acesso do cidadão à Justiça e, também, a políticas públicas sociais. Desta maneira, garantimos a diminuição da pobreza, além de não haver a necessidade de gastos para deslocamento e alimentação para atendimento presencial no Núcleo da Defensoria Pública por parte dos assistidos”, enfatizou.
 
A sala é equipada com computadores e webcams, além de contar com uma equipe capacitada para fazer a triagem dos casos, o recebimento de documentos e a viabilização, caso necessário, do atendimento virtual com o (a) defensor público (a) do Núcleo Regional da sede da comarca. Desta maneira, o cidadão terá garantido o acesso à Justiça e à garantia de direitos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de julho (Brasília)
AGE
11 de julho (Senado)
Sessão Solene - 40 anos da ANADEP
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)