Na próxima sexta-feira (26/05), a Defensoria Pública de São Paulo inicia o curso de formação para Defensoras e Defensores populares, que tem como objetivo promover uma discussão sobre democracia, direitos humanos, sua defesa e efetivação.
O evento, organizado pela Escola da Defensoria (Edepe), tem como público-alvo a população em situação de rua, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e público em geral.
"O evento buscará abordar a democracia e os direitos humanos enquanto construções e pilares de nossa sociedade. Cada cidadão deve ter a consciência sobre a importância de tais temas e, ao mesmo tempo, estar sempre vigilante para defendê-los", afirma o diretor da Edepe, Guilherme Piccina.
José França, participante do evento e conselheiro do Comitê Pop Rua de São Paulo, ressalta a importância de eventos voltados à população em situação de rua. “Fui usuário de drogas por 19 anos e fui morar nas ruas. Participar do curso de Defensores Populares em 2017 me despertou o interesse de lutar pelos direitos humanos da população de rua”, relata “O curso de Defensores Populares mudou completamente a forma como eu via os órgãos de justiça. Eu acredito que ele pode transformar a vida das pessoas”, conclui.
O curso será realizado na sede da Defensoria em São Paulo (Rua Boa Vista, nº 200, Centro), e a participação é aberta a todas as pessoas. As inscrições podem ser feitas até o dia anterior (25/05), às 16h, neste link. Haverá transmissão online pelo canal da Edepe no YouTube.
Dentre os temas que serão abordados estão: A democracia e a liberdade de expressão, o papel do Ministério Público na defesa da democracia e no acesso à justiça e o papel dos defensores populares na defesa da democracia. Confira a programação.
Serviço:
Curso de Formação para Defensoras e Defensores Populares
Data: 26 de maio
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório da Defensoria Pública – Rua Boa Vista, nº 200, Centro de São Paulo