A ANADEP divulgou, nesta terça-feira (9/5), resultado da seleção para participar do Programa de Pasantía para Defensores Públicos Oficiales del Mercosur (BLODEPM). Os defensores públicos Arion Escorsin de Godoy (RS) e Vitor Eduardo Tavares de Oliveira (PR) foram indicados pela ANADEP e selecionados, pela Defensoria Pública da República Bolivariana da Venezuela, para participar da atividade.
O objetivo do intercâmbio é a troca de experiências e conhecimentos, além de contribuir para o desenvolvimento do serviço público de assistência jurídica gratuita aos mais necessitados.
No período de cinco dias, os(as) participantes terão a oportunidade de conhecer a realidade da instituição, o trabalho dos(as) defensores(as) públicos(as) locais, questões de concorrência, suas práticas e formas de gestão, legislação nacional, entre outros benefícios. Haverá também treinamento teórico e prático em Direitos Humanos, Direito Constitucional, Defesa Pública Militar, Defesa Policial e Criminalística. O encontro permitirá ainda aprofundar os conhecimentos de Direito Venezuelano, a Defensoria Pública e como o acesso à justiça é garantido para os mais vulneráveis no País.
A pasantía é promovida pelo Defensoria Pública da República Bolivariana da Venezuela com apoio do Bloco de Defensores do Mercosul.