Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/03/2023

MS: Defensoria garante direito de assistido com dislexia em fazer prova de CNH com leitor

Fonte: ASCOM/DPEMS
Estado: MS
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul garantiu o direito de assistido com dislexia de fazer a prova escrita para tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com um leitor. O caso aconteceu em Fátima do Sul.
 
Conforme o defensor público Haroldo Hermenegildo Ribeiro, titular da 1ª DPE/MS da comarca, o assistido tem dislexia e possui nível elevado de dificuldade na leitura, inclusive, os meios de avaliação no período escolar eram realizados de forma oral.
 
“Mesmo diante de atestado médico o Detran deixou de disponibilizar um leitor para realização da prova teórica da habilitação. Porém, temos que destacar o que dispõe o item 1.3 da Resolução n. 789/2020 do Contran, que consolida normas sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos: Havendo comprovação de deficiência auditiva, dislexia e TDAH no exame de aptidão física e mental, será concedido ao candidato o dobro do tempo previsto para a realização do exame escrito e a possibilidade de utilização de software específico”, detalhou o defensor.
 
Além disso, o defensor pontuou que “a Lei garante acesso às pessoas com necessidades especiais, inclusive, a pessoa com dislexia é capaz de reconhecer sinais de trânsito, atitude qual lhe possibilita submeter-se aos exames obrigatórios à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”.
 
Diante disto, o pedido foi deferido pela Justiça que determinou que o Detran providencie um leitor adequado para que o assistido realize a prova.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
30 e 31 de outubro
Encontro da Região Norte e Nordeste (Fortaleza)
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)