Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/03/2023

ES: Cerca de 100 pessoas receberam orientação durante mutirão de atendimento ao consumidor, em Vila Velha

Fonte: ASCOM/DPES
Estado: ES
Carlos*, de 67 anos, aproveitou a presença do ônibus da Defensoria Pública Estadual, na praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, para resolver o problema de um empréstimo indevido que descontava R$ 1 mil de sua aposentadoria. Ele estava entre as cerca de 100 pessoas que foram atendidas durante o Mutirão de Atendimento ao Consumidor, realizado na última semana no município. 
 
A ação, promovida pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), atendeu diversas demandas dos consumidores, como superindividamento, negociação de dívidas e problemas com compra e aquisição de produtos e serviços. Este último foi o caso da aposentada Sônia*, que cancelou o contrato com uma operadora de internet porque não recebeu o serviço contratado e, mesmo assim, teve que pagar uma multa.  
 
“Paguei R$ 800,00 de multa e a internet nem foi instalada na minha casa. Tentei negociar esse valor, mas não consegui resolver com a empresa por telefone. Então aproveitei que o ônibus da Defensoria estava aqui perto e busquei essa ajuda para receber esse dinheiro de volta”, conta ela. 
 
Durante o mutirão, os cidadãos também puderam tirar dúvidas e receber orientações jurídicas sobre outros problemas. João*, morador de um abrigo, buscou o atendimento para pedir a segunda via da certidão de nascimento. “Preciso da certidão para receber o Bolsa Família, que ajuda muito os meus filhos. A Defensoria vai resolver meu problema”. 
 
Serviço mais acessível 
 
Segundo o defensor público Vitor Ramalho, o mutirão é uma forma de levar o atendimento da Defensoria Pública para quem mora longe das unidades de atendimento. “Aqui atendemos muita gente que nunca tinha ido à Defensoria, por não ter acesso ou por não conhecer o serviço prestado. Quando vamos para a rua, conseguimos ficar mais perto e ajudar essas pessoas”, afirma. 
 
*Nome fictício para preservação da identidade
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)