Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/03/2023

CE: Frequentadoras do North Shopping Maracanaú recebem orientações jurídicas da Defensoria

Fonte: ASCOM/DPECE
Estado: CE
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) ofertou nesta sexta-feira (17/3) orientação jurídica gratuita à população no North Shopping de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A atuação integrou a programação da campanha “Todas somos uma”, promovida para enaltecer histórias de vida de mulheres. Por isso, o foco da ação foram vítimas de violência doméstica, uma vez que também estamos no Mês da Mulher.
 
C.M. ficou sabendo da prestação do serviço pelo perfil da DPCE no Instagram e foi ao shopping em busca de informações sobre um processo. Vítima de violência doméstica, a moradora do bairro Vila da Flores, em Pacatuba, município vizinho a Maracanaú, dependia do ex-marido para tudo, pois ele nunca permitiu que ela trabalhasse. Quando conseguiu sair do relacionamento abusivo, ela precisou recorrer à justiça para conseguir pensão alimentícia, já que não tinha condições de se sustentar sozinha. Mas não tinha certeza dos próprios direitos.
 
A dona de casa relata a facilidade que esse tipo de atuação descentralizada, de a Defensoria ir ao shopping, representa para a população. “Vim pra ver se eu tinha direito, porque eu acho que eu tenho, né? Aí eu vim e ela me explicou que tá tudo andando. Eu achei esse atendimento muito bom, porque pra pagar transporte e se deslocar é muito difícil. Então, é bem bom esse tipo de atendimento. E eu sempre procurei a Defensoria, porque não tenho dinheiro”, avalia.
 
No espaço no qual aconteceram os atendimentos hoje também está sendo em cartaz a exposição “Todas somos uma”, uma realização da DPCE em parceria com a rede Ancar Ivanhoe que homenageia 13 militantes dos direitos humanos. A defensora pública Noemia Landim, titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra e Mulher (Nudem), foi a responsável pelos atendimentos feitos no local.
 
“Atendimentos como esses são muito importantes porque oferecem à população a possibilidade de atendimento além das fronteiras dos gabinetes dos defensores e das defensoras. Então, é uma chance de, em vários lugares, fazer esse acolhimento e dar a orientação jurídica que nossa população necessita”, destaca Noêmia Landim.
 
Outros três shoppings sediam a exposição “Todas Somos Uma” até o fim de março, de forma simultânea. Assim como o North Shopping Maracanaú, terão atendimentos da Defensoria o North Shopping Fortaleza, o Via Sul Shopping e o North Shopping Jóquei.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)