Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/03/2023

GO: Defensoria Pública realiza quase 500 atendimentos durante Mutirão na região leste de Trindade

Fonte: ASCOM/DPEGO
Estado: GO
“Eu e minha ex-companheira estamos muito satisfeitos por ter conseguido arrumar nossa situação aqui hoje. Me dá até vontade de chorar, porque foram três anos e seis meses que a gente tentava arrumar essa situação para ela tocar a vida dela e eu tocar a minha”. Foi com esse sentimento de gratidão, e com os olhos cheios de água, que Clayton do Padro relatou seu atendimento durante o Mutirão de atendimentos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) na região leste de Trindade, neste sábado (18/03).
 
Foram atendidos, no total, 470 pessoas, durante todo o dia. Entre os principais pedidos dos assistidos, estavam solicitação de divórcio, pensão alimentícia, regularização de guarda, reconhecimento de paternidade, além do requerimento de segunda via de certidão de nascimento, casamento , óbito e gratuidade para emissão de RG.
 
A busca de Clayton foi para solicitar a dissolução de união estável. Ele e sua ex-companheira já estavam separados há mais de três anos, porém não tinham condições financeiras de realizar o pedido de separação.“A gente não conseguia, era muito caro. A gente não tem condições de pagar advogado, custos de cartório. Nunca sobrou dinheiro porque nossas despesas são altas, né? Tem despesa com menino, casa, alimentação, remédio”, comentou. “A Defensoria Pública hoje me ajudou muito mesmo, estou muito satisfeito. Saio daqui realizado. Esse era um sonho que eu e ela queria”, finalizou Clayton.
 
Segundo o defensor público-geral Tiago Gregório, levar a Instituição às regiões periféricas permite que uma grande parcela de moradores, que necessitam dos serviços da DPE-GO, mas não tem condições de chegar até a sede, possam ter acesso jurídico e gratuito de qualidade. “Aqui chegamos em um público muito significativo da região leste de Trindade, que por vezes não tem conhecimento da existência da própria Defensoria”,frisou.
 
Ele também destacou que a participação e diálogo com outras instituições, que foram parceiras no Mutirão, ajuda a própria DPE-GO a identificar as demandas de natureza individual e coletiva dos moradores daquela região. “A parceria com outras instituições como Prefeitura, Polícia Civil, Universidade e instituições voluntárias, por exemplo, permitem acesso a outros serviços de cidadania, de forma que a solução extrajudicial apresentada pela Defensoria Pública tem um alcance maior", completou Gregório. 
 
Aproximação
 
Greyce e Maria, que até pouco tempo tinham vínculo de nora e sogra, foram até o Mutirão com o intuito de resolver a questão da guarda das filhas de Greyce. De acordo com elas, Maria tinha a perspectiva de se mudar para Portugal e levar as netas. Para que isso ocorresse, era necessário que a guarda fosse transferida para ela, o que foi feito.
 
“Ai acabou não dando certo dela (Maria) fazer essa mudança para Portugal. Só que a guarda continuou com ela, mesmo as meninas morando comigo, porque a gente não sabia e nem tinha condições de ir atrás”, conta Greyce.
 
“O atendimento aqui foi ótimo. A defensora pública que nos atendeu foi muito atenciosa, sabe? Fez um trabalho excelente”, ressaltou. Ela saiu do atendimento , ao lado da ex-sogra, com processo encaminhado para a regularização da guarda das filhas de cinco e sete anos. 
 
A defensora pública Débora Vidal, coordenadora do Núcleo Regional de Defensorias Públicas de Trindade e Inhumas, afirmou que o objetivo do Mutirão era conseguir alcançar a população que tem dificuldade de chegar até a área central de Trindade, onde está localizada a sede da Defensoria Pública.
 
“É importante levar a Defensoria Pública onde está grande parte dos nossos assistidos, que são essas regiões mais afastadas do centro. A maioria deles tem dificuldade econômica para se deslocar para o atendimento até onde está instalada a nossa sede. Então, quando o acesso à Defensoria é mais próximo e facilitado, a gente garante o acesso aos direitos e o acesso à justiça a todos os moradores de Trindade”, declarou. “Também temos que destacar a nossa escolha do mês de março, comemorativo ao dia das mulheres, para um atendimento também voltado a essas mulheres da região leste, e em parceria com diversos outros órgãos para conseguirmos ampliar o alcance de serviços oferecidos”, finalizou.
 
Parcerias
 
O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Trindade, o Conselho Tutelar, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), o Instituto Elas Por Elas, a OAB-GO Subseção Trindade, a Associação Alegria de Viver, a Unigoiyazes.
 
As instituições parceiras levaram à população local, atendimento na área da saúde (vacinação, testes de Covid-19 e outras doenças, atendimento com nutricionistas), empreendedorismo, previdenciário, trabalhista, psicológico e inclusão ou atualização de benefícios sociais. 
 
O prefeito de Trindade, Mardem Júnior, agradeceu a DPE-GO pela parceria e dedicação com os moradores da cidade. “Aqui é uma região que necessita do apoio, de serviços, e é um local muito bom, apropriado para finalidade que é esse evento. Estamos muito agradecidos à Defensoria e reforçamos nossa parceria. Nós estaremos sempre de mãos dadas para levar justiça social a nossa população”, reforçou Mardem.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)