Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/02/2023

TO: DPE recomenda intérpretes de Libras nos órgãos de segurança pública

Fonte: ASCOM/DPETO
Estado: TO
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) apresentou Recomendação à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-TO) para que sejam adotas providências para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência auditiva. Para isso, requer a contratação de intérprete da Língua Brasileira de Sinais, capacitação de servidores lotados nas unidades de atendimento em todo o Tocantins e/ou celebração de parcerias entre órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos.
 
A Recomendação é uma iniciativa do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e do Núcleo de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, após denúncia de uma pessoa com deficiência auditiva à DPE-TO sobre suposta ausência de intérpretes de Libras em Delegacia de Polícia da Capital, o que dificultou o esclarecimento dos fatos e sua defesa.
 
No documento, que foi protocolado no dia 20 de janeiro último, o NDDH e o Nuamac Palmas lembram que, conforme dados do Censo do IBGE de 2010, o Tocantins conta com 66.140 pessoas com deficiência auditiva.
 
Assinam a Recomendação, a coordenadora em substituição do NDDH, Mônica Prudente Cançado, e a coordenadora do Nuamac Palmas, Letícia Amorim.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)