Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/01/2023

AM: Defensoria inaugura unidade em Benjamin Constant e avança no projeto de interiorização

Fonte: ASCOM/DPEAM
Estado: AM
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou nessa segunda-feira (23) a Unidade Descentralizada de Interior (UDI) de Benjamin Constant. A UDI fica localizada na rua General Canrobert, s/ nº, Conjunto Beija-flor, bairro Colônia, e vai trazer mais agilidade e conforto aos assistidos no acesso a atendimento jurídico gratuito.  
 
Com quatro guichês de atendimento, uma cabine de auto-atendimento do assistido e mais um espaço para audiência com defensores, a unidade será coordenada pelo Polo do Alto Solimões, que tem sede em Tabatinga e também atende os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença e Tonantins. 
 
Os agendamentos e atendimentos ao público vão de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com suporte de toda a equipe do Polo para que o assistido não precise se deslocar até Tabatinga para resolver as demandas jurídicas.  Além disso, o atendimento virtual continuará disponível através do WhatsApp (92) 98559-1599. 
 
O evento contou com a participação do defensor público geral, Ricardo Paiva, do procurador geral de Justiça, Alberto Rodrigues, da juíza da comarca, Luiziana Telles Anacleto, do prefeito de Benjamin Constant, David Nunes Bemerguy e autoridades locais.  
 
Durante o discurso, Ricardo Paiva celebrou a inauguração de mais uma UDI e falou dos planos de interiorização para o futuro. “Nosso projeto é que a Defensoria nunca mais saia do interior e essa unidade em Benjamin Constant é a ampliação desse projeto. A população, muitas vezes, não tem um telefone de qualidade, não tem acesso à internet para ter um atendimento virtual. Então a instalação física da Defensoria Pública é essencial, e ainda este ano nós vamos inaugurar outras unidades descentralizados para no futuro atender o que diz a Constituição, que é ter um defensor público em cada município do estado do Amazonas. A gente quer mostrar que o interior tem o mesmo direito da Capital”, discursou. 
 
 
MAIS PERTO DO POVO 
 
A Unidade Descentralizada de Interior (UDI) tem o objetivo de facilitar a comunicação e atendimento da sede dos polos da Defensoria com cidades inseridas em sua região e conta com guichês para atendimento presencial, e a depender da demanda, um espaço com computador, headset e webcam para atendimento virtual com o defensor público.  
 
Esta é a 3ª UDI inaugurada pela DPE-AM. As outras atendem os municípios de Apuí e Pauini, e, para 2023 está prevista a inauguração de uma unidade em Uarini e outra em Barreirinha.  
 
AÇÃO ITINERANTE 
 
O “aquecimento” para a inauguração da UDI foi realizado na semana anterior, com o mutirão de atendimentos da Defensoria Itinerante em Benjamin Constant.  A ação aconteceu na Escola Municipal Graziela Corrêa de Oliveira, em parceria com a Prefeitura do município. 
 
De 17 a 20 de janeiro, mais de 650 atendimentos foram realizados, como pedido de registro tardio, pensão alimentícia, divórcio, entre outros. Para o coordenador do projeto, o defensor público Danilo Germano, a ação foi bastante proveitosa.  
 
“Nós atendemos a uma grande demanda, principalmente no que se trata de registro de nascimento tardio, que é uma ação que exige mais atenção e cautela para verificação e confirmação de que essa pessoa nasceu em Benjamin Constant ou em solo brasileiro, visto que essa é uma região de tríplice fronteira. Mas a gente já esperava esse ótimo resultado porque no município tem uma grande quantidade de processos na Justiça e tanto a ação quanto a inauguração da UDI ajudam a diminuir essa demanda”, afirmou o defensor. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)