Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/01/2023

AC: Defensoria Pública garante medicamento para paciente com câncer de mama

Fonte: ASCOM/DPEAC
Estado: AC
A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do Subnúcleo de Saúde, obteve decisão favorável no pedido de tutela provisória de urgência em favor da assistida S.M.F.M., para o fornecimento de medicamento usado no tratamento de câncer de mama, com custo aproximado de dezoito mil reais.
 
Com risco a prejuízos na saúde, aumento da intensidade dos sintomas e piora na qualidade de vida, a assistida procurou à DPE/AC para ingressar com ação, a fim de exigir do Serviço Único de Saúde (SUS) o fornecimento do quimioterápico Palbociclibe 125 mg, que mesmo incluído no rol de medicamentos do SUS, não se encontrava disponível até a data do ajuizamento da ação.
 
A instituição, que ingressou com o pedido através do Subnúcleo de Saúde Pública, coordenado pela defensora pública Juliana Marques, obteve decisão favorável contra o Estado, para disponibilizar o fármaco necessário, garantido assim o direito à assistência, saúde e esperança de cura para a paciente oncológica.
 
Na decisão da justiça, foi determinado o fornecimento do medicamento para paciente, no período de 3 meses de tratamento, prazo razoável para que os entes públicos finalizem o processo de licitação do remédio.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)