Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/01/2023

MG: ‘Janeiro Branco’: convênio da Defensoria Pública de Minas Gerais presta atendimento especializado na área de saúde mental

Fonte: ASCOM/DPE-MG
Estado: MG
Dedicado aos cuidados relacionados à saúde mental, o mês de janeiro, ocasião em que se celebra a campanha “Janeiro Branco”, de apoio à saúde mental das pessoas, é um tempo de reflexão em relação à vida e sentimentos. Em 2023 a campanha tem como tema “A vida pede equilíbrio”.
 
Neste contexto, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Defensoria Especializada de Saúde, presta atendimento por meio de convênios firmados com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
 
Os convênios prevêem acolhimento e atendimento às assistidas e assistidos da DPMG na área da saúde mental. Uma demanda que cresceu após a pandemia da Covid-19, onde a mudança na rotina, o isolamento social, o medo da infecção, as preocupações econômicas e a readequação do modo de vida mexeram drasticamente no psicológico das pessoas.
 
Os atendimentos são feitos presencialmente na Unidade I Defensoria em Belo Horizonte. Ao procurar o atendimento inicial com esta demanda, a assistida e o assistido são encaminhados para a área da Saúde. A situação é avaliada e então decidida a necessidade de encaminhamento aos serviços de saúde mental disponíveis.
 
Após o encaminhamento feito pela Defensoria Especializada de Saúde, havendo a necessidade a assistida ou o assistido recebe atendimento por um profissional capacitado da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte ou para consultas clínicas no Hospital Raul Soares, da rede da Fhemig, no ramo da psiquiatria forense.
 
As principais demandas são de pessoas que sofrem de algum transtorno mental ou possuem dependência química.
 
Dicas de superação
 
A equipe organizadora da campanha “Janeiro Branco” publicou em seu perfil no Instagram (@janeirobranco), dicas de comportamento para superar questões envolvendo a saúde mental. São elas:
 
– Gaste mais tempo vivendo situações que lhe trazem alegria, entusiasmo, felicidade, paz de espírito, sentidos de integração e sentimentos de que as coisas estão em seu devido lugar.
 
– Aprenda a lidar com o fato de que a vida alterna momentos de alegria, dor, euforia, tédio, sucesso e fracasso.
 
– Defenda a justiça social, respeite direitos e trabalhe pela construção de políticas públicas dedicadas à saúde mental.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)