Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/01/2023

AP: “É importante estar nas comunidades para ouvir o que eles desejam”, diz defensora pública em debate sobre Direitos Humanos na Amazônia

Fonte: ASCOM/DPE-AP
Estado: AP
A noite da última quarta-feira, 18, foi de reflexão em torno das violações dos Direitos Humanos enfrentadas na região amazônica. A defensora pública, Luma Pacheco, representou a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) no evento “Amazônia e a Questão dos Direitos Humanos”, promovido pelo Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto.
 
Em sua fala, Luma Pacheco ressaltou a importância de ir até os locais e ouvir o que as comunidades querem de fato.
 
“É a partir da percepção deles que iremos lutar pelos Direitos Humanos”, pontuou Luma.
 
“Não podemos chegar como profissionais de direito, ou mesmo outras áreas, e implementar algo a partir da nossa ótica, é importante estar nas comunidades para ouvir o que eles desejam”, enfatizou a defensora pública.
 
Nas atuações pela nossa instituição, Luma esteve em comunidades ribeirinhas e participou de missões nas aldeias indígenas
Pedra da Onça, Kuxaré, Santo Antônio, Maritepú, Boca do Marapi, dentre outras.
 
Durante a palestra, a defensora pública compartilhou esses trabalhos e a experiência com os povos tradicionais para os acadêmicos presentes.
 
“Quando conversei com os Wajãpi, uma das principais reclamações era em relação à saúde e em como os costumes tradicionais não eram respeitados nesses espaços. Então, às vezes, achamos que estamos resguardando os Direitos Humanos, mas, na verdade, estamos ferindo”, relatou a defensora pública.
 
A advogada e socióloga, Camila Ilário, e a assistente social, professora e ativista, Alzira Nogueira, também ministraram palestras.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)