Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/01/2023

RS: DPE de Cerro Largo garante autorização para transplante de medula óssea entre irmãs

Fonte: ASCOM/DPERS
Estado: RS
 Em ação ajuizada no último dia 13, a Defensoria Pública Regional de Cerro Largo assegurou que uma adolescente de 15 anos seja doadora de medula óssea para irmã de 12 anos. A sentença saiu no final da tarde de ontem, dia 17.
 
No laudo, o médico que acompanha o caso informa que a criança está em tratamento de leucemia mieloide aguda recidivada, ou seja, que retornou após ter estado em remissão, e o transplante alogênico de medula óssea aumenta as chances de cura. A mãe das adolescentes buscou atendimento na Defensoria Pública para o ajuizamento da ação por ser obrigatória autorização judicial para o procedimento, uma vez que a irmã doadora ainda é menor de idade.
 
A leucemia mieloide aguda, também conhecida pela sigla LMA, é uma doença rara que atinge a medula óssea, fazendo com que as células-tronco – aquelas que dão origem às células sanguíneas – sofram mutação genética, ficando adoecidas e não conseguindo se desenvolver, passando a se multiplicar de forma descontrolada.
 
Segundo a mãe das meninas, a previsão é que o procedimento seja realizado já na próxima sexta-feira, 20. O ajuizamento da ação foi feito pela defensora pública em substituição na regional, Bruna de Lima Dias.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7 de fevereiro
AGE e atividades legislativas
8 de fevereiro, às 18h30
Posse de Diretoria
9 de fevereiro
Reunião de Diretoria
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)