Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/11/2022

BA: Envolvida em processo de reintegração de posse, comunidade no bairro de Canabrava em Salvador recebe visita da DPE

Fonte: ASCOM/DPEBA
Estado: BA
Com cerca de 100 famílias, a comunidade Terra Prometida, no bairro de Canabrava, na capital baiana, recebeu nesta quinta-feira (17) a visita do Núcleo de Prevenção, Mediação e Regularização Fundiária da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). O principal intuito da vistoria foi identificar as condições de ocupação da área e das moradias ali estabelecidas. 
 
A comunidade está envolvida em um processo de reintegração de posse movido por uma construtora local e segue na região como forma de ver reconhecida a posse da área. Com o processo em fase de mediação coletiva, as partes envolvidas estão em diálogo em busca de resolução da divergência.
 
Durante a visita da DPE/BA foram observadas a ocupação espacial no local, bem como as formas de habitação e moradia produzidas. Além disso, os moradores presentes foram atendidos e orientados. De acordo com o defensor Pedro Fialho, que promoveu a orientação quanto aos próximos passos do processo, a vistoria foi importante para fortalecer a relação entre a comunidade e a DPE/BA que a assiste na questão. 
 
“O contato mais direto com a comunidade permite muitas vezes até atender uma quantidade maior de pessoas, principalmente porque é um processo relativamente novo. Possibilita ainda um reconhecimento maior de todos do papel da Defensoria”, afirmou Pedro Fialho sobre a comunidade Terra Prometida. 
 
O Núcleo de Prevenção, Mediação e Regularização Fundiária é vinculado à Especializada de Direitos Humanos e Itinerante da DPE/BA e já conta com mais de 10 anos de funcionamento. Atua na prevenção e mediação de casos ligados a conflitos de uso e ocupação do solo, despejos, obtenções e reintegrações de posse e também na regularização fundiária.
 
Além do defensor público Pedro Fialho, estiveram presentes na visita a servidora Fernanda Souza e os técnicos do Setor de Planejamento e Obras da DPE/BA, Lucas Costa e Priscila Nunes.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
14 de dezembro
AGO de eleição
13 de dezembro
Reunião de Diretoria
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)