A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte participou nessa terça-feira (18) de sessão solene do Congresso Nacional dedicada ao ministro Luiz Fux, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, o Ministro recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional. A condecoração foi concedida pelo Parlamento em reconhecimento à sua atuação na presidência da Suprema Corte. Com a homenagem, o ministro se junta uma lista de 427 personalidades homenageadas pelo Congresso com a comenda, que completa 50 anos em 2022.
Durante a cerimônia, o ministro Fux afirmou que a democracia brasileira está fortalecida e que a Constituição permanece como certeza do povo. "Somos todos passageiros nas funções que ocupamos, mas é nosso dever construir legados para uma nação maior, que se eternize em prol das próximas gerações. Para tanto, sigamos confiantes na solidez de nossas instituições, sejamos intransigíveis com os valores morais e as razões públicas democráticas e, como lição humana mais essencial, jamais, jamais, percamos a esperança de sonharmos com dias melhores, mesmo em face das mais tormentosas adversidades!", pregou o ministro.
Ao conceder a comenda, o presidente do do Senado e do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, lembrou a trajetória de Fux, desde o ingresso na magistratura até a presidência do STF, passando pelos cargos de desembargador, juiz de alçada e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para Pacheco, Fux exerceu a presidência do STF sempre apoiado em parâmetros de respeito à liberdade, de defesa dos direitos fundamentais e de coragem. "Foram dois anos desafiadores, nos quais enfrentamos uma das maiores crises sanitárias da nossa história: a pandemia de Covid-19. Vivemos um tempo de imensas incertezas, em que houve disputa de narrativas, mas o mais importante: tratou-se de um tempo de luta pela vida. Exigiu-nos respostas urgentes a problemas complexos, e Vossa Excelência demonstrou ser a pessoa certa no lugar e momento certos", disse Pacheco.