Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/09/2022

PI: Curso Defensoras Populares inicia com participação de 162 mulheres

Fonte: ASCOM/DPEPI
Estado: PI
A tarde deste sábado, 17 de setembro de 2022, foi diferente para a Marilena que mora em Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Das 14h e 30min às 16h e 30min ela foi capacitada por via remota sobre o papel das Instituições que compõem os Sistemas de Justiça e de Segurança Pública. Marilena, e mais 161 mulheres de vários estados do Brasil, é uma das alunas do Curso Defensoras Populares, realizado anualmente desde 2019 pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, tendo por objetivo capacitar lideranças femininas e demais mulheres em direitos humanos e especialmente em direitos das mulheres, para que possam se transformar em agentes multiplicadoras junto às suas comunidades.
 
Iniciativa da Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, o curso conta com a participação efetiva das Defensoras Públicas Lia Medeiros do Carmo Ivo e Verônica Acioly de Vasconcelos, respectivamente coordenadora e titular do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI, além das demais Defensoras Públicas da Instituição, que ministram os módulos de acordo com as suas áreas de atuação.
 
Defensoras 2A abertura do primeiro módulo, feita pela Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, contou com a presença do Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, que tem sido um grande incentivador do Curso e do Ouvidor-Geral externo da Defensoria, Djan Moreira, que cumpre papel essencial na mobilização das participantes. Todos foram unânimes em destacar a relevância da capacitação, de como se tornou reconhecida também fora do Estado e como tem sido inclusive fonte de inspiração para as demais Defensorias. Carla Yáscar Belchior informou sobre as modificações necessárias com o aparecimento da pandemia da Covid-19, que fez com que o formato virtual fosse adotado, o que possibilitou a participação de mulheres não apenas de Teresina, mas de todo o Piauí e de outros estados. O Ouvidor-Geral, Djan Moreira por sua vez ressaltou a importância do conhecimento levado à população por meio do Projeto Defensoras Populares.
 
O primeiro Módulo foi ministrado pelas Defensoras Públicas Verônica Acioly, que discorreu sobre Poder Judiciário e Ministério Público, Carla Yáscar Belchior, que abordou o tema Defensoria Pública e Lia Medeiros, que tratou sobre as Instituições do Sistema de Segurança, as Polícias.
 
As participantes elogiaram a manifestação das facilitadoras. “Explanação maravilhosa, clara e concisa”, afirmou Sâmia Andréa. “Bastante conhecimento sendo transmitido, compartilhando, só temos a ganhar com mais conhecimento”, disse Érica Matos. “Parabéns Drª Carla Yáscar pela brilhante exposição. Estou cada dia mais encantada com o trabalho de abnegadas e abnegados Defensores Públicos na defesa dos direitos dos que mais necessitam. Também parabenizo a equipe de comunicação da Defensoria, fundamental para essa aproximação com a sociedade”, disse Silvana Castro. “Sou gaúcha, moro em Altos e faço parte do grupo Altos por Elas, que luta contra a violência doméstica,e pelos direitos das mulheres,e estou adorando todas essas informações”, se manifestou Kelly Leal. “Sou só gratidão aos que fazem a Defensoria Pública do Estado do Piauí. Minha tarde de sábado não poderia ter sido melhor! Eu só agradeço e espero que possamos contribuir no aprendizado coletivo que iniciamos agora e que possamos ser porta vozes, estreitando os laços entre Defensoria e sociedade civil…muito obrigada por tudo!”, se posicionou Silvana Castro.
 
Ao final, a Subdefensora-Geral, Carla Yáscar Belchior manifestou a satisfação com o primeiro encontro. “Foi uma tarde especial, é sempre emocionante quando começamos uma nova turma de Defensoras Populares. Vocês nos impulsionam e injetam ânimo na gente. Agradecemos a cada uma, por disponibilizar e reservar esse tempo para estar conosco, o que é motivo de orgulho e alegria. Que os próximos encontros sejam ainda mais proveitosos”, afirmou.
 
O Ouvidor-Geral externo, Djan Moreira, parabenizou a todas pela iniciativa. “Parabenizo a Defensoria Pública do Estado do Piauí, de forma muito especial à nossa Subdefensora Geral, Carla Yáscar, à Defensora Lia Ivo, à Defensora Verônica Acioly, extensivo a cada Defensora Pública que estará nessas 09 aulas iniciadas hoje. É uma honra ter participado da primeira aula, que contou também com a presença do nosso Defensor-Geral, Erisvaldo Marques. Desejo êxito e nos veremos na Transformatura. A palavra é gratidão!”
 
Defensoras 3O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou a importância do projeto Defensoras Populares, que originou o curso. “A Defensoria reconhece esse brilhante Projeto, pelo qual cumprimento a nossa Subdefensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, juntamente com as Defensoras Públicas do Núcleo de Defesa da Mulher, Lia Medeiros, Verônica Acioly e todas as Defensores que irão participar. Assim como apoiamos todos os projetos realizados pela Defensoria, damos total apoio ao Defensoras Populares, que é direcionado para as mulheres. Desde o início da gestão essa aproximação da Instituição da população tem sido nosso ideal. A maior finalidade é trazer as pessoas para próximo da Defensoria, trabalho para o qual muito tem contribuído a nossa Ouvidoria. Momentos como este nos renovam, dão força e energia. O curso Defensoras Populares é essencial para a educação em direitos, uma oportunidade de troca de informações na qual as Defensoras facilitadoras também ganham muito”, afirmou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)