Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/09/2022

ANADEP participa da solenidade de posse da nova presidenta do STF Rosa Weber

A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da cerimônia de posse da nova presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. A solenidade aconteceu nessa segunda-feira (12), em Brasília. Também tomou posse como vice-presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso. 
 
Rosa Weber é a terceira mulher a ocupar o posto mais alto do Judiciário brasileiro. Antes dela, presidiram a Corte as ministras Ellen Gracie e Cármen Lúcia. A magistrada também irá presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Em seu discurso de posse, Rosa Weber defendeu o Estado Democrático de Direito, e repudiou a intolerância e o discurso de ódio. Weber destacou que “sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem imprensa livre, não há democracia”.
 
O mandato de Rosa Weber à frente do STF durará menos de um ano. Isso porque ela terá de se aposentar até outubro de 2023, quando completa 75 anos, idade máxima para ser ministra, segundo a lei.
 
 
Participaram também da cerimônia: o presidente da ADEP-DF, Rodrigo Duzsinski; o presidente do Condege, Florisvaldo Fiorentino; a defensora pública do GAETS Adriana Pereira (MG); e os defensores públicos-gerais Ricardo Queiroz (AM), Estellamaris Postal (TO), Gabriel Furtado (MA), Celestino Chupel (DF) e Hans Lucas Immich (RO).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)