Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/09/2022

#ANADEPnosEstados: ANADEP participa da posse de novos(as) defensores(as) e de 2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania da DPE-BA

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da DPE-BA
Estado: BA
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, na sexta-feira (9), de agendas em Salvador, na Bahia. Houve a posse de 20 novos(as) defensores(as) do Estado durante solenidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Participaram também da cerimônia, o presidente da ADEP-BA, Igor Santos; e o presidente da ADADEP, Ricardo Carvalho. 
 
 
Rivana Ricarte destacou que é necessário mais defensores(as) na Bahia e no Brasil. “A população vulnerável do estado da Bahia se fortalece com a chegada de cada uma e de cada um de vocês. Que vocês possam ser felizes como eu sou, sendo defensora pública. Sejam felizes se descobrindo, a cada atendimento, como defensoras e defensores públicos do estado da Bahia”.
 
No juramento e nos discursos, o marco foi o compromisso firmado com a defesa da igualdade de direitos para a população, a afirmação das cotas como politica reparatória bem sucedida e o pacto de serem defensores(as) antirracistas. Com a posse, a Defensoria da Bahia chega pela primeira vez à marca histórica de 400 membros(as) na classe defensorial. Após curso de formação, o grupo atuará em novas comarcas no interior do estado. 
 
 
2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania
 
 
Por meio da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia aconteceu a 2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania realizada em Lauro de Freitas, dentro da Escola Municipal Dois de Julho. A programação foi iniciada com uma roda de capoeira, com a orquestra filarmônica Unisons e o coral de servidores de Lauro de Freitas.
 
A 2ª feira foi um trabalho em rede possibilitado pela união de diversos atores sociais, órgãos públicos e movimentos sociais. De iniciativa da DPE/BA e da Ouvidoria Cidadã, o evento contou com o apoio da ADEP-BA, ANADEP, pelo Terreiro Ilè Asé Iyá Omífáláyò e pela Associação Beneficente Cultural e Religiosa Ilê Axé Oyá. 
 
“O evento de hoje surgiu a partir de demandas que foram trazidas para a Ouvidoria e nós fizemos articulações junto ao município para que pudéssemos resolver as questões do nosso povo. Então, o nosso encontro aqui hoje é resultado de um trabalho em rede de toda a Defensoria, dos diversos órgãos públicos aqui presentes, dos movimentos sociais, de terreiros de candomblé e do nosso Grupo Operativo em Lauro de Freitas”, explicou a ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, Sirlene Assis.
 
Ao falar sobre as áreas de atuação da Defensoria Pública, o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), Igor Raphael Santos, destacou o trabalho de educação em direitos da Instituição por meio das cartilhas. Ele também comentou sobre a campanha nacional deste ano Onde há Defensoria, há justiça e cidadania. “Estamos aqui em Lauro de Freitas para lançar essa campanha e é muito importante que a gente consiga construir isso de forma coletiva, horizontal, com muitas representações. Que a gente consiga sempre dialogar com estudantes, com a sociedade civil”, afirmou.
 
 
Por sua vez, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, explicou como foi o processo de escolha do tema da campanha das Associações Estaduais e do DF e ressaltou a importância de cada defensor(a) público(a) internalizar e refletir o tema da Ação. 
 
Já o presidente da ADEPAP, o defensor público Ricardo Carvalho abordou a importância das ouvidorias nas Defensorias Públicas e a busca pela implantação da Ouvidoria na Defensoria do Amapá.
 
 
 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)