A Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF) apresenta a “Oficina Prática de Mediação em Família, Fluxos de Atendimento e Condução da Cultura de Paz”, no auditório da Escola. As inscrições podem ser efetuadas no site oficial da Easjur por defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) da DPDF até o dia 11 de setembro.
Nos dias 12 e 19 de setembro de 2022 (segunda-feira), a partir das 14h, a capacitação será voltada para tratar sobre:
1) O modelo de gestão do NUVIMEC/FAM em pautas pré-processuais;
2) A construção de rotinas e procedimentos operacionais em pautas pré-processuais.
Os encontros serão ministrados pelo Supervisor do Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família (NUVIMECFAM/TJDFT), Daniel Sampaio Mota, que é graduado em Psicologia, mestrando em Direito Público, mediador cível e de Família, expositor de oficinas de parentalidade. Representando o Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família, o servidor Francisco Vieira Barreto estará no 2º dia da formação. O participante é formado em Economia e Direito.
Com a inauguração da Gerência de Cultura de Paz e Mediação (GCPM/DPDF), a política de paz para resolução de conflitos integra o escopo de atuação da Defensoria, de maneira especializada. Em observância à alta procura de assistência jurídica na área do Direito de Família, a Gerência atende demandas de guarda, alimentos e divórcio, por exemplo.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, o tempo médio de tramitação de um processo pode ultrapassar 5 anos. No entanto, a partir da conciliação e mediação, as partes envolvidas podem solucionar o caso sem que haja todo o desgaste judicial implicado.