Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
05/08/2022

ANADEP presente no XVI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça, no RJ

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
A vice-presidenta administrativa da ANADEP, Juliana Lintz, participou, na quarta-feira (3), da abertura do XVI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (CONBRASCOM), no Theatro Municipal, Centro do Rio. O Congresso é reaizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), e pela primeira vez, o evento é organizado por uma Defensoria Pública. O tema central escolhido para o Congresso esse ano é “Comunicação e Democracia”.
 
Durante a solenidade, a dirigente falou sobre a importância da comunicação do sistema de justiça na divulgação de informações plurais e inclusivas, de serviços disponíveis, de direitos, além de criar um canal de diálogo entre a população e as instituições. "Este é um tema caro para a ANADEP e a ADPERJ que fizeram questão de apoiar esta 16ª edição do Conbrascom, e, assim, contribuir para estimular uma política de comunicação comprometida com a produção de conteúdo de interesse público e que contribua para o incremento da cidadania", discursou.
 
Além de Juliana Lintz, participaram da solenidade de abertura, o defensor público geral, Rodrigo Pacheco; o presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Luciano Augusto; o desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE- RJ); e a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), Edith Maria Corrêa Tourinho. 
 
 
Palestra Magna
Logo após a solenidade de abertura, houve a palestra inaugural do evento com a jornalista e escritora Eliane Brum. Em alguns momentos de sua exposição, ela falou sobre a atuação da Defensoria Pública. "Minha experiência como jornalista, mostra que onde há Defensoria, há justiça. Se houvesse no Brasil e número necessário de defensoras, defensores, esse, certamente, seria um país mais justo", pontuou. 
 
Por fim, ela deixou recado aos assessores e a preocupação sobre a justiça. “Eu acho que uma das palavras-chaves deste momento em que estamos vivemos é cuidado. Eu penso na justiça como uma forma de cuidado com o mundo e com as pessoas do mundo”.
 
 
Ao final do evento, Juliana Lintz presenteou a palestrante com a camisa da Campanha Nacional das Defensoras e Defensores Públicos deste ano que tem como tema "Onde há Defensoria, há democracia e justiça social".
 
Programação
 
As assessoras de comunicação da ANADEP, Karyne Graziane e Stephanny Guilande, participaram de toda a programação do Conbrascom. Houve palestras com a jornalista da Globo News, Aline Midlej e com a desembargadora Andréa Pacha; oficina de dados com a jornalista Thays Lavor; e painel sobre "midiativismo, influenciadores digitais e as novas linguagens de comunicação", com Lídia Guajajara e Thainá Medeiros. Por fim, na sexta-feira, os(as) representantes das Associações Estaduais e das Defensorias Públicas reúniram-se para plenária setorial. O encerramento contou também com a palestra sobre o papel das assessorias de comunicação na luta antirracista.
 
Assessoras e assessores de imprensa da ANADEP e das Associações Estaduais da ADPERJ, ADEPMG e ADPERGS durante o Conbrascom 2022
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)