Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/08/2022

GO: DPE recebe novas defensoras e defensores públicos

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) concluiu a primeira etapa administrativa referente ao ingresso das 45 novas defensoras e defensores públicos aprovados no 3º Concurso para o cargo de Defensora e Defensor Público de 3ª Categoria. O evento aconteceu na sala Fênix do Centro de Convenções do Hotel Clarion, na tarde de sexta-feira (29/07).
 
O defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, deu as boas-vindas às novas defensoras e defensores públicos do Estado de Goiás e relembrou as dificuldades trazidas pela instalação tardia da DPE-GO, que só se concretizou em 2011. "Hoje vocês colhem o fruto do estudo, da dedicação, do foco. E a nossa Instituição colhe os frutos de muito trabalho. Um trabalho ético, técnico, planejado, respeitoso, comprometido e, sem dúvida, ousado", afirmou.
 
Domilson Rabelo da Silva Júnior lembrou, em seu discurso, os avanços conquistados pela Defensoria Pública do Estado de Goiás nestes quatro anos. Foram diversos investimentos para o crescimento físico da Instituição, que ganharam suas Unidades próprias, investimentos em tecnologia e em pessoal, que foram significativos para o aperfeiçoamento do atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. “Lembrem-se, somos uma Instituição autônoma e independente, as balizas de nossa atuação somos nós quem criamos, respeitando, por certo, os comados constitucionais e legais. Diante disso tudo, eu repito: paciência, resiliência, jogo de cintura e ousadia para o bom embate”.
 
Representando os aprovados, a defensora pública Jordaynne Marcyelle Ferreira Santos recitou, em seu discurso, o poema Mascarados, de Cora Coralina, e celebrou essa nova fase de suas vidas. "É tempo de colheita em nossas vidas. Hoje temos frutos de anos de estudo e educação. Mas colhemos, também, da semeadura de nossas colegas defensoras e defensores públicos, de anos trabalhando pela consolidação desta Instituição", disse.
 
O defensor público Tairo Batista Esperança, primeiro colocado no certame, fez a leitura do compromisso de posse em nome todas e todos aprovados. "É extremamente gratificante, porque teve todo o aprendizado, muito estudo e muito esforço, mas o que me deixa muito mais feliz é saber que estou fazendo parte de uma instituição que tem uma função social impar, falou o novo defensor público do Estado de Goiás. "A Defensoria Pública tem uma função criada pela Constituição Federal para atender quem mais precisa, tanto no aspecto econômico, quanto no aspecto social. Muito feliz por ter realizado um sonho, e melhor ainda, ao lado de vários colegas".
 
Defensoria Pública Moderna
 
Tiago Gregório Fernandes, subdefensor público-geral do Estado para Assuntos Administrativos, trouxe em seu discurso os benefícios e as adversidades de servir na Defensoria Pública mais novas, ou como designou, mais moderna do país. "Sua missão e propósito constitucionais demandam um enfrentamento de um contexto histórico que remonta há séculos: a falta de acesso à justiça para milhares de pessoas e grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade", informou às novas defensoras e defensores públicos.
 
"Somos todos pioneiros, modernos ou antigos, somos pioneiros. Tenham a compreensão de que, aonde tiverem, serão pioneiros em abrir portas e construir passagens em um sistema de justiça para milhares de pessoas, que nunca as atravessaram. A Defensoria Pública do Estado de Goiás hoje se expande, tal qual o nosso coração se expande, em alegria e fé em um Estado de Goiás mais justo e solidário", concluiu.
 
A subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Institucionais, Débora Vidal, desejou felicidades para as novas membras e membros da DPE-GO. "Vocês vão perceber que somos, na verdade, uma família. Somos todos muito próximos, muito amigos, e vocês também farão parte desta família".
 
O presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP), defensor público Allan Joos, celebrou a expansão da DPE-GO. "Agora, como agentes de transformação da realidade social, vocês assumem um novo papel, o papel de prestar assistência jurídica integral e gratuita para toda comunidade do Estado de Goiás".
 
O diretor da Escola Superior da DPE-GO, defensor público Rafael Brasil, que presidiu a Comissão do III Concurso Público para Provimento dos Cargos Vagos de Defensor Público de 3' Categoria, vê a chegada das novas defensoras e defensores públicos com muita felicidade. "Conseguir conhecer e apresentar esses 45 novos rostos que vão exercer esse cargo é um orgulho", disse. Ele explicou que agora as novas membras e membros da DPE-GO iniciarão seu curso de formação, que terá a duração de três anos, período do estágio probatório.
 
No dia 1º de agosto se inicia a primeira etapa de formação e adaptação. Neste curso, será apresentada a Instituição, todos os seus núcleos e diretorias, além das atribuições de cada Defensoria Pública Especializada. "Os empossados atuarão em rodízio em cada atribuição, para conhecer melhor a atuação de defensora e defensor público do Estado de Goiás", explicou.
 
As novas defensoras públicas e os novos defensores públicos receberam o botton da Defensoria Pública do Estado de Goiás. Também participou da solenidade, o corregedor-geral em substituição da DPE-GO, defensor público Márcio Rosa Moreira, bem como diretores da DPE-GO e coordenadores de Núcleos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)