Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/06/2022

ANADEP APOIA: As Defensorias Públicas no Acesso Quilombola à Justiça — Nordeste I

Como é a relação entre as defensorias públicas e comunidades quilombolas? Quais os principais desafios? Como superá-los? 
 
Estas e outras questões serão debatidas no seminário online “Acesso Quilombola à Justiça no Brasil e o Papel das Defensorias Públicas — Região Nordeste I”, sexta, 01 de julho, às 14:00, através da plataforma Zoom.  Os estados contemplados nesta primeira rodada do Nordeste serão Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.
 
O link de acesso será enviado por e-mail.
 
O seminário é parte da pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais, Ameríndios e Afroamericanos do IFCH/UNICAMP,  “Quilombos e acesso à justiça: atuação da Defensoria Pública”,  sobre a atuação das Defensorias estaduais e da União no acesso à justiça por parte das comunidades ou localidades quilombolas de todo o país. O encontro é uma oportunidade de escuta ativa das comunidades quilombolas e um diálogo entre defensores/as, servidores/as, ouvidores/as e a sociedade civil sobre as barreiras do acesso à justiça. 
 
O objetivo do seminários é reunir os principais personagens envolvidos nos processos de acesso quilombola à justiça em cada uma das grandes regiões do país, a fim de produzir balanços sobre a atuação direta ou indireta, judicial ou extrajudicial, das Defensorias Públicas Estaduais e da União.
 
São parceiros do projeto o Fórum Justiça, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Defensoria Pública da União (DPU), o Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e o Conselho Nacional de Ouvidorias Externas de Defensorias Públicas do Brasil. 
 
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
06 de julho
AGE
03 de agosto
AGE
31 de agosto
Reunião de Diretoria
01 de setembro
AGE
05 de outubro
AGE
08 de novembro, Goiás (CONADEP)
AGE
08 A 11 de novembro, em Goiânia (GO)
XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
14 de dezembro
AGO de eleição
13 de dezembro
Reunião de Diretoria
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)