A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por intermédio do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa (NUDEPID), participou hoje (15) do evento promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Na unidade móvel da instituição, estacionada no Largo Glênio Peres, foram atendidas 110 pessoas, nas mais diversas áreas de atuação da DPE/RS, como saúde, família, consumidor, moradia, cível, entre outras.
Organizada pela Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a ação reuniu instituições de proteção ao idoso, serviços de saúde e serviços jurídicos, além de apresentações artístico-culturais. Foi possível fazer a aferição de pressão e a vacina contra a gripe. Também foram dadas orientações sobre como reagir em casos de roubo, furto e agressão física ou psicológica e sobre golpes financeiros.
A defensora pública chefe de Gabinete, Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros, acompanhou a abertura do evento que, além da DPE/RS, contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), PROCON, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Delegacia do Idoso (DPPI), Comitê Interinstitucional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, Ministério Público do Estado (MPRS), Tribunal de Justiça (TJRS), Defensoria Pública da União (DPU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Conselho Municipal do Idoso (COMUI), SESC, SENAC, Cruz Vermelha Brasileira e Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.