Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/06/2022

PI: Defensoria obtém liminar favorável para que criança de 4 meses receba suplemento alimentar essencial à saúde

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Defensoria Itinerante, obteve decisão favorável em processo com pedido de tutela antecipada de urgência, para que criança de 4 meses de vida receba do Município de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, suplemento alimentar essencial para sua saúde e qualidade de vida. A decisão é do Juiz Caio César de Carvalho Araújo, substituto na Vara Única de Padre Marcos.
 
A menor V. E. de C. foi diagnosticada com alergia severa à proteína do leite da vaca (APVL), necessitando de fórmula infantil com proteína extensamente hidrolisada e sem lactose, com 8 refeições lácteas, cada uma delas com o volume de 45ml. O atendimento inicial foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que negou a assistência da forma como é necessária e atestada por documentação médica como imprescindível, visto que sua falta pode trazer inúmeras consequências para a saúde da criança.
 
Ciente dos fatos, a Defensoria Itinerante requereu, com tutela antecipada de urgência, que a parte, no caso o município de Padre Marcos, forneça à menor o tratamento nutricional com uso da “Fórmula infantil com proteína extensamente hidrolisada e sem lactose”, na dosagem especificada por prescrição médica, além de insumos materiais necessários para a manipulação do alimento, também como prescrito, pelo tempo necessário para tratar as patologias que acometem a vida e saúde da criança, ou quantidades maiores, caso necessário e comprovado.
 
Ao acatar o pedido da Defensoria, o juiz destacou que “O perigo de dano é inerente ao fato de que, sem a nutrição adequada, a menor pode ter riscos inestimáveis em sua saúde, podendo, até mesmo, vir a óbito”, estipulando assim um prazo de 72 horas para o cumprimento da decisão.
 
Sobre o resultado alcançado, o Defensor Público Marcelo Moita Pierot, Diretor da Defensoria Itinerante, diz que “a família, que é da zona Rural do Município de Padre Marcos, buscou auxílio na Defensoria Publica em Teresina e o Núcleo Especializado da Saúde em conjunto com a Diretoria Itinerante fizeram o primeiro atendimento e análise da documentação sendo distribuído para o Defensor Público Arilson Malaquias , titular da Defensoria Itinerante , que prontamente ajuizou a ação que teve o deferimento do pedido de tutela junto ao Judiciário local, demonstrando a capacidade de atuação da DPE mesmo em municípios distantes da capital Teresina, pela Defensoria Itinerante, fato que nos deixa satisfeitos em poder auxiliar essas pessoas que realmente necessitam”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)