Na sexta-feira (3), a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou de cerimônia de posse popular da nova diretoria do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas (CNODP). O evento aconteceu na Ocupação São João, que é coordenada pela liderança de moradia Antonia Nascimento.
Sirlene Assis, ouvidora-Geral da DPE-BA, tomou posse como presidenta do Conselho. A nova diretoria também é composta por Valdirene de Oliveira (DPE-RO), como vice-presidenta; Guilherme Pimentel (DPE-RJ), como secretário; Fabíola Diniz (DPE-MA), como diretora financeira; Djan Moreira (DPE-PI), como diretor de assunto parlamentar; e Cristiano Nogueira (DPE-MT), como diretor jurídico.
Além da cerimônia de posse, foram homenageadas diversas personalidades que têm promovido avanços para a implementação das Ouvidorias nas Defensorias Públicas no País. Na ocasião, Rivana Ricarte recebeu a honraria. Figuras que integraram o Movimento pela Criação da Defensoria Pública de São Paulo, também receberam placa de homenagem, como o ex-presidente da ANADEP e defensor do Estado de São Paulo, Antonio Maffezoli.
Foram homenageados também: Florisvaldo Fiorentino (Defensor Público Geral de São Paulo), Rafson Saraiva Ximenes (Defensor Público Geral da Bahia), Rodrigo Pacheco (Defensor Público Geral do Rio de Janeiro), Ricardo Queiroz de Paiva (Defensor Público Geral do Amazonas), Carla Yascar Bento Feitosa Belchior (Subdefensora Pública Geral da Defensoria do Piauí), Rivana Ricarte (Presidente da Associação Nacional de Defensores e Defensoras Públicas), Marcus Edson de Lima (Presidente do Conselho Nacional de Corregedorias de Defensorias Públicas Estaduais), Estellamaris Postal (Defensora Pública e Presidente do CONDEGE), os Defensores Públicos Gilmar Bittencourt (DPE/BA), Johny Fernandes Giffoni (DPE/PA), Jeniffer de Barros Rodrigues (DPE/PA), Carolina Matos Carvalho Norões (DPE/AM), e Vitore Andre Zilio Maximiano (DPE/SP). A Ex-Ouvidora do Acre, Solene Costa também foi contemplada. E os Conselheiros Consultivos da Ouvidoria-Geral de São Paulo: Maria Tereza Sadek, Valdir João Silveira, Lucila Pizzani e Antonia Nascimento, foram igualmente homenageados.