A defensora pública, titular da 2ª Defensoria Pública Especializada de Atendimento Inicial em Saúde da Capital, Michelle Bitta Alencar de Sousa, lançou o livro “As Filas de Espera no SUS - A Judicialização como Instrumento de Acesso aos Serviços de Saúde”. Esta é a primeira obra de literatura publicada por uma membra da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).
De acordo com Michelle, a obra aborda as dificuldades dos usuários do sistema de saúde em terem acesso oportuno aos serviços previstos na lei, como consultas e exames, explorando o potencial do sistema de justiça como instrumento de voz e visibilidade ao cidadão vulnerável.
“O tema é recorrente na Defensoria, no dia a dia dos usuários do sistema público de saúde, estampa matérias de jornal e está no foco dos principais tribunais nacionais e internacionais. Contudo, ainda não recebeu a devida atenção no âmbito acadêmico, o que nos impulsiona a trazer esse complexo tema para o debate”, comentou a defensora pública.
Segundo ela, por se tratar de um livro técnico, o processo de escrita foi complexo e demandou bastante estudo e pesquisa na área.
O público- chave da obra são juristas como defensores públicos, promotores de justiça, advogados e juízes, além de acadêmicos do direito. “Um livro é uma porta para um novo mundo. Assim, minha expectativa é que o livro alcance juristas trazendo reflexão e mudança, sobretudo sobre a invisibilidade dos cidadãos vulneráveis”, finalizou Michelle.
Mais informações sobre o livro estão disponíveis no site da editora www.jurua.com.br e também pelo telefone: (41) 4009-3920.