Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/06/2022

AIDEF presente no Fórum Mundial da Justiça 2022

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, na condição de vice-coordenadora da Associação Interamericana de Defensores Públicos (AIDEF), participou ao longo dessa semana do Fórum Mundial da Justiça 2022. O evento aconteceu em Haia (Holanda), de forma híbrida. Nesta edição, o Fórum debateu sobre o acesso à justiça no pós-pandemia da COVID-19, como foco nas desigualdades estruturais de longa data e deficiências de governança que ameaçam o progresso. 
 
A partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável, as palestras tiveram algumas linhas de pensamento, como: garantia de acesso justo e efetivo à justiça para todos; garantia de um governo aberto e responsável e combate à corrupção; e proteção da igualdade de direitos e eliminação da discriminação sistêmica.
 
Rivana Ricarte esteve presente no painel de lançamento da Aliança Ibero-Americana de Acesso à Justiça, que visa coordenar e dar visibilidade ao trabalho da extensa rede de associações e atores de justiça que proporcionam acesso à justiça para todos na região. A aliança inclui o sistema de justiça, a sociedade civil e organizações regionais e internacionais. Durante a exposição, houve apresentações práticas de cada país. Rivana Ricarte apresentou o trabalho das Defensorias Pública da Região a partir da atuação da AIDEF.
 
Entre os demais palestrantes, estão: Maria Fernanda Rodriguez, membra sênior e conselheira do Centro de Cooperação Internacional de Nova York; Luciana Bercovich, gerente da Rede Namati (Fundação de Microjustiça da Argentina); Karina Gerlach, do Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Nova York; Grace Hulseman, pesquisadora do Projeto Justiça Mundial; Jairo Acuña, líder de equipe e governança da América Latina e Caribe Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Enrique Gil Bottero, secretário-geral da Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-americanos (COMJIB); e Mariano Guillén-Oquendo Martínez, diretor da Unidade de Justiça e Estado de Direito, Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Publicas (FIIAPP).
 
Informações sobre o evento: https://worldjusticeproject.org/
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
06 de julho
AGE
03 de agosto
AGE
31 de agosto
Reunião de Diretoria
01 de setembro
AGE
05 de outubro
AGE
08 de novembro, Goiás (CONADEP)
AGE
08 A 11 de novembro, em Goiânia (GO)
XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
14 de dezembro
AGO de eleição
13 de dezembro
Reunião de Diretoria
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)