Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/05/2022

ANADEP, ADEP-DF e DPDF durante sessão solene promovida pela CLDF em homenagem à Defensoria

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da DPDF
Estado: DF
 
Para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública, nesse 19 de maio, o Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediou sessão solene em homenagem à Instituição, presidida pelo deputado Agaciel Maia (PTC). 
 
No evento estiveram presentes: a presidenta e a vice-presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte e Rita Lima; o presidente da Associação das Defensores e Defensores Públicos (ADEP-DF), Rodrigo Duzsinski; a defensora pública-geral substituta, Dominique de Paula; o subdefensor público-geral, Fabrício Rodrigues; o presidente da Associação dos Analistas e Técnicos da Defensoria Pública do DF, André Sousa Rabelo; e os deputados distritais Fábio Felix (PSOL) e Celina Leão (PP), além de defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e voluntários(as) da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).
 
Na ocasião, Agaciel Maia parabenizou a Defensoria e os integrantes da instituição pelo trabalho prestado à população do Distrito Federal. “Nesta data, quero parabenizar a Defensoria e os Defensores, que são profissionais extremamente imprescindíveis para a população do Distrito Federal. Eu costumo dizer que o meu gabinete é o gabinete dos Defensores Públicos do DF". 
 
O presidente da ADEP-DF, Rodrigo Duzsinski fez uso da palavra para destacar a importância da Defensoria Pública como porta de acesso ao sistema de justiça e apontou dados sobre os serviços da instituição no Distrito Federal. “A expressão Defensoria Pública impõe respeito. A instituição mais reconhecida pela população em nossos dias. Pesquisas indicam a Defensoria Pública como a instituição de maior credibilidade desse país. Aproximadamente 77% dos moradores aqui do Distrito Federal, cerca de 2 milhões e trezentas mil pessoas são potenciais usuários dos nossos serviços. A Defensoria Pública do Distrito Federal é um dos poucos órgãos públicos a estar presente em quase todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Mesmo assim, com a insuficiência orçamentária histórica, com notável esforço de sua equipe de trabalho, a Defensoria se faz presente hoje em mais de 94% das unidades constitucionais do Distrito Federal.” 
 
Bastante emocionada, Rivana Ricarte trouxe lembranças da história da ANADEP e da Defensoria Pública, traçando uma linha do tempo com as principais conquistas no âmbito legislativo. Ela fez também referência à Suely Pletz Neder, que faleceu no início da semana. Suely foi defensora pública no Mato Grosso do Sul e primeira presidenta da Federação Nacional dos Defensores Públicos (FENADEP), atualmente Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP), no período de 1986 a 1990. "A luta por uma Defensoria Pública iniciou-se com a Constituição. E hoje estamos aqui falando dessa Instituição e discutindo esta data. É muito simbólico. 
 
Em seguida, o subdefensor da DPDF, Fabrício Rodrigues, destacou a relevância da solenidade em homenagem à Defensoria, e também a missão da instituição de prestar assistência jurídica integral e gratuita para a população em situação de vulnerabilidade. “Este é um momento glorioso por enaltecer a mais bela das vocações do sistema de justiça. A missão da Defensoria é vocacional, porque é das pessoas que fazem do direito mais do que um ganho de vida, talvez a mais bela razão de viver. Agradeço a Deus pela oportunidade de falar aqui aos meus pares, aos membros desta casa legislativa que é a casa do povo, aos servidores públicos da Defensoria Pública, aos estagiários, aos nossos colaboradores, aos aprovados que buscam a sua nomeação e a toda sociedade civil. Sigamos firmes e unidos na construção de uma Defensoria forte e que alcance a todos que dela necessitam cumprindo assim sua missão constitucional.”
 
Novos Defensores e Defensoras 
 
Como parte da solenidade, foram entregues as carteiras funcionais dos(as) novos(as) defensores(as) públicos(as) do DF e também a Menção de Agradecimento aos padrinhos e madrinhas do Programa de Apadrinhamento da DPDF. O projeto consiste em fazer a acolhida dos novos integrantes da instituição, além de dar as boas-vindas e suporte aos novos membros.
 
Dia Nacional da Defensoria Pública
 
Instituído pela Lei nº 10.448/2002, o Dia Nacional da Defensoria Pública comemora o trabalho vocacionado de integrantes da instituição, que atuam em defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis da sociedade. Há 35 anos, a Defensoria do DF se compromete em prestar assistência e orientação jurídica, atendimentos socioassistenciais e diversas outras ações para, assim, melhor atender à população.
 
O trajeto da DPDF se iniciou com a criação do Centro de Assistência Judiciária (Ceajur), idealizado pelo ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Gomes, à época, Procurador-Geral do Distrito Federal. O surgimento do Ceajur precede ao das Defensorias Públicas Estaduais e era voltado para garantir assistência jurídica integral e gratuita. Apenas em 2012, o Centro se transformou na Defensoria do DF.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
06 de julho
AGE
03 de agosto
AGE
31 de agosto
Reunião de Diretoria
01 de setembro
AGE
05 de outubro
AGE
08 de novembro, Goiás (CONADEP)
AGE
08 A 11 de novembro, em Goiânia (GO)
XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
14 de dezembro
AGO de eleição
13 de dezembro
Reunião de Diretoria
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)