Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/05/2022

PR: Saiba como a Defensoria Pública pode te ajudar a conseguir medicamento gratuito

Fonte: ASCOM/DPEPR
Estado: PR
Em 2021, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) ajuizou na Justiça Estadual 220 pedidos de medicamentos gratuitos para pessoas que não têm condições financeiras de arcar com o custo do remédio, e que não conseguiram obtê-lo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, a instituição ingressou com uma ação dessa natureza a cada dois dias no ano passado. Os pedidos diminuíram 11% em relação a 2020. Os dados são da Coordenadoria de Planejamento da Defensoria. 
 
A Defensora Pública da Área Cível Camille Vieira da Costa ressaltou que o cidadão ou cidadã que precisa de medicamento e não pode pagar o custo precisa procurar a Sede Central de Atendimento da instituição já com uma lista de documentos necessários,  que pode ser acessado aqui. 
 
São documentos como RG, CPF, holerite, extrato do INSS, laudo médico e receitas. Também é necessário o preenchimento de um formulário pelo médico que atende o paciente, que pode ser acessado aqui. 
 
“É importante que a pessoa vá ao médico e leve consigo aquele formulário, que é um relatório médico. Nós temos um modelo que foi construído com base nas exigências que o Poder Judiciário faz, e em algumas questões que a Defensoria percebeu que são relevantes para o sucesso da ação”, explica a Defensora.
 
Neste formulário constam perguntas como: quais são os sintomas do paciente; quais consequências prejudiciais à sua saúde podem ocorrer caso ele não tenha acesso ao medicamento; o Código de Identificação de Doenças (CID); quais são os remédios disponíveis na lista do Sistema Único de Saúde (SUS); tempo de tratamento; eficácia dos remédios, entre outras informações necessárias para que a Justiça reconheça a dimensão do problema e possa determinar que o remédio seja concedido sem custos ao paciente. 
 
“Os médicos precisam preencher com bastante cuidado. O paciente tem que observar se o médico está preenchendo [o relatório] de forma completa”, alerta a Defensora. 
 
De acordo com ela, o cidadão ou cidadã precisa considerar que será necessário provar na Justiça que o medicamento foi negado pelo estado e município. “A gente precisa comprovar que a pessoa já foi ao estado e o medicamento foi negado. Nós instruímos as pessoas a procurarem a ‘Farmácia do Paraná’ (serviço disponibilizado pelo Estado) e, se não conseguirem uma resposta formal, é preciso fazer o pedido na ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde”, enfatiza. 
 
A Defensora explica ainda que é possível pedir todo e qualquer tipo de medicamento, e que é fundamental comprovar a necessidade de uso desse medicamento. Todo o procedimento para o pedido é feito gratuitamente pela DPE-PR. 
 
Confira mais informações nas fotos que acompanham essa notícia, em nossa Galeria de Fotos.
 
Serviço
 
Quais documentos são necessários para pedir medicamentos na Justiça?
 
Documentos pessoais (RG e CPF)
Comprovante de Residência
Comprovante de rendimentos (Holerite, Extrato de Benefício do INSS; declaração de não rendimentos; declaração de autônomo)
Receita médica do medicamento prescrito pelo médico com validade de 30 dias
Laudo médico preenchido e assinado por médico preferencialmente vinculado ao SUS
Resposta ao pedido administrativo do medicamento feito à Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Para saber como fazer esse pedido, acesse aqui. Se você não conseguir fazer o pedido, a DPE-PR irá ajudá-lo(a)
Documentos opcionais:
 
Carteira do SUS
Pedido de outras prescrições ou exames que indiquem a necessidade do medicamento, caso tenha sido realizado algum
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)