Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/12/2021

RS: Defensoria Pública de Piratini é inaugurada oficialmente

Fonte: ASCOM/DPE-RS
Estado: RS
 Foi inaugurada nesta quarta-feira (1°) a sede da Defensoria Pública Regional (DPR) de Piratini. Funcionando na Rua Trinta e Um de Março, nº 319, o novo espaço traz visibilidade para a instituição e conforto aos cidadãos que procuram por seus serviços.
 
De acordo com a defensora pública diretora regional de Piratini, Letícia Schardong Gobbi Albuquerque, a DPR está em funcionamento desde fevereiro deste ano e realiza cerca de 400 atendimentos mensais. “Coincidentemente hoje comemoramos um ano de atendimento em Piratini. Em fevereiro viemos para esta sede, mas em seguida fechamos as portas em função da pandemia. No entanto, fomos umas das primeiras sedes a reabrir as portas, especialmente pela quantidade de assistidos excluídos digitalmente. É uma honra ser a primeira defensora de Piratini.”
 
Para a subdefensora pública-geral do estado, Melissa Torres Silveira, foi gratificante ver pessoalmente o resultado de todo o trabalho realizado nos bastidores, por defensores e servidores. “Piratini foi bem servida com uma sede adequada e, em breve, sem deslocamento. Espero que o trabalho realizado nessa Defensoria compense os anos em que a população não teve atendimento.”
 
Emocionado com a inauguração da Defensoria Pública em sua terra natal, o defensor público chefe de Gabinete, Enir Madruga de Ávila, falou sobre o trajeto percorrido desde 2018, quando o projeto foi enviado à Assembleia Legislativa. “Foram muitas negociações e conversas para que pudéssemos efetivamente cumprir a Emenda Constitucional 80. Infelizmente nossa gestão foi atropelada pela pandemia de covid-19, mas em nenhum momento deixamos de acreditar e concretizar os nossos sonhos. Tenho convicção de que, até abril, teremos Defensoria Pública em cada uma das comarcas do RS.”
 
Elogiando o trabalho de Ávila nas negociações pela aprovação do projeto que criou a Defensoria de Piratini, o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado (ADPERGS), Mário Silveira Rosa Rheingantz, também reforçou o desejo da entidade pelo cumprimento da EC 80.
 
Segundo o corregedor-geral da Defensoria Pública e ex-defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt, enviar os projetos durante a sua gestão foi a parte mais fácil “Precisávamos corrigir essa grande injustiça que deixava Piratini, Pinheiro Machado, Pedro Osório e Herval sem Defensoria e o grande trabalho foi feito agora, com o diálogo entre a Defensoria e os parlamentares para a aprovação desses projetos.”
 
Em sua fala, o prefeito municipal de Piratini, Márcio Manetti Porto, afirmou que a administração municipal está trabalhando na construção das sedes do Fórum, Delegacia e Defensoria. “Queremos ver Piratini crescer cada vez mais.” Antes da inauguração, a equipe da DPE/RS se reuniu com o prefeito para tratar de assuntos de interesse de ambas as instituições, como demandas relativas à regularização fundiária e saúde.
 
Participaram da cerimônia de inauguração, ainda, o juiz-diretor do foro, Igor Hamade; o representante da Chefia da Polícia Civil, delegado Rafael Vitola Brodbeck; e o presidente da Subseção Municipal da OAB, Tiago Luís Silveira Iorio.
 
A Defensoria Pública de Piratini funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. O telefone para contato é o (53) 3257-2655.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)