Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/11/2021

PI: Defensoria Itinerante segue integrando ações do Ônibus Lilás durante o mês de novembro

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Defensoria Itinerante, vem integrando as ações do Ônibus Lilás no interior do Piauí. Na terça-feira (23) as atividades a equipe da Itinerante esteve juntamente com a equipe do Ônibus Lilás na comunidade Quilombo Periperi, zona rural de Amarante, município distante 160km da capital. Na oportunidade a equipe da Itinerante proferiu palestra sobre direitos para a comunidade e realizou 5 atendimentos individuais. O projeto é realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEMP-PI) e faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal.
 
Na ação são ofertados os serviços  de atendimento jurídico com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Roda de Conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher, ações de empreendedorismo, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), atendimento psicossocial, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)  e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Tarifa Social (Energia Elétrica); Carteira da Pessoa Idosas; Passe Livre (Pessoas com Deficiência); Aposentadoria para pessoas ( BPC); Oficina de Percussão e Capoeira para Crianças e Adolescentes; Oficina de Turbantes; Aula de Dança Afro e Programa Criança Feliz.
 
A coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, enfatiza a importância das ações promovidas pelo projeto. “Nós estamos aqui na comunidade Periperi, em Amarante, uma comunidade quilombola, trazendo os serviços do Ônibus Lilás, ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Estamos aqui com a Defensoria, com a Polícia Militar, toda a segurança, assistência social, psicossocial, saúde, educação, atendimento jurídico. Um momento ímpar para a sociedade. Estamos disponibilizando vários serviços na comunidade, para as mulheres poderem sair do ciclo de violência”, afirmou durante a última ação.
 
Dando seguimento ao calendário previsto, a Defensoria Itinerante  também integra as ações do Ônibus Lilás nesta quarta-feira (24), no município de Regeneração, distante 145km de Teresina. As ações serão realizadas na Comunidade Jacaré, na Escola Municipal Guilherme Xavier de Oliveira. Na quinta-feira (25) as ações irão acontecer no município de Jardim do Mulato, na comunidade Baixão das Caraíbas (Escola Municipal Anselmo Gomes Vilanova). A programação do projeto para o mês de novembro será encerrada na sexta-feira (26), no município de Água Branca, distante 99km da capital, no centro comunitário do Povoado Santo.
 
O Diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Marcelo Moita Pierot destaca a importância de integrar a ação. “estar presente nas ações realizadas pelo projeto do Ônibus Lilás é relevante para a defensoria Itinerante porque nos possibilita estender ainda mais o nosso atendimento às comunidades do interior do Estado, especialmente aquelas com acesso mais comprometido o que dificulta aos seus moradores o deslocamento para centros mais avançados em busca de seus direitos. O Projeto Ônibus Lilás tem sido um diferencial  para as mulheres dessas localidades e para nós se apresenta como uma oportunidade de prestar o atendimento jurídico a essas pessoas reforçando ainda mais a nossa atuação em defesa dos vulneráveis”, afirma.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)