Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/10/2021

Piloto do projeto “ADPERGS de ponta a ponta” iniciou nesta semana

Fonte: ADPERGS
Estado: RS
A semana foi marcada por diversas visitas a Defensoras e Defensores Públicos do Rio Grande do Sul. Iniciando o projeto piloto “ADPERGS de ponta a ponta”, foram percorridos oito municípios do Estado. Nesta quinta e sexta-feira (07 e 08 de outubro), foram visitados os(as) Defensores(as) que atuam nas Defensorias Públicas de Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi, Teutônia, Lajeado e Estrela.
 
Visando uma aproximação e interlocução com os(as) Defensores de várias regiões, a Associação esteve presente para acompanhar as demandas locais, bem como para estratégias de atuação nas pautas de interesse da classe. 
 
“Conhecer de perto a realidade de cada colega é nossa missão. A visita às Defensoras e Defensores busca essa interlocução e ampliação da aproximação, ouvindo muito e também relatando os bastidores das principais ações da nossa ADPERGS”, disse o presidente da Associação, Mário Rheingantz.
 
Encontros com Defensoras e Defensores
 
Com início no município de Farroupilha, foram visitados os colegas João Teixeira Grossi de Castro Matias e Filipe Morais Silva. No encontro, que ocorreu na sede da Defensoria Pública.
 
Na visita a Caxias do Sul, o presidente reuniu-se num almoço com os(as) Defensores(as), e, após, realizou visita à Defensoria da Comarca para conhecer a estrutura da sede. A ADPERGS esteve com os(as) Defensores(as) Cláudio Luiz Covatti, Fernanda Tomé, Aline Langner Dal Ri, Raphael Varella Coelho, Bárbara Palmeiro Brasil, Diego Rodrigues Quadros, Cibele Tonin Stoppazzolli e Sérgio Nodari. 
 
Na quinta-feira, ainda, estivemos em Bento Gonçalves, os(as) Defensores(as) Rafael Carrard, Marni Maria Zat, Eduardo Marengo Rodrigues e Luis Antônio de Sousa Barbosa. 
 
Para encerrar a agenda de quinta-feira (08), a ADPERGS prestigiou a cerimônia da 28º Feira do Livro de Veranópolis, com o patrono desta edição, Defensor Público Pedro Lobo, dialogando também com os colegas Lucas Loréa Gonçalves e Danusa Ceccato que também prestigiaram a solenidade.
 
Já na sexta-feira, visitamos a Defensora Pública Débora Silveira Schneider, em Garibaldi, e a Defensora Luciana Ribeiro Amin, em Teutônia. Os encontros foram propícios para conhecer as demandas existentes de trabalho e as estruturas das Defensorias Públicas, entre outras pautas de cunho associativo. 
 
Continuando o percurso pelas cidades, foram visitados os(as) colegas da Defensoria Pública de Lajeado, Janaína Diel, Andressa Paim e Carlos Henrique dos Santos. Após, finalizando os encontros, houve reunião na sede da DPE de Estrela, com os(as) Defensores(as) Alessandro Genaro Soares Lema e Kariny Rocha Garcia Masiero Faria. 
 
PAUTAS CENTRAIS
 
“Queremos visitar todas as comarcas e ouvir as realidades e cada demanda. É importante ouvir e pensar nos próximos passos. Há uma realidade de desafios pela grande quantidade de trabalho, virtualização e da pandemia. A ADPERGS está atenta e buscando estratégias para melhorar representar todas e todos”, disse o presidente. 
 
Visando a interlocução com os(as) Defensores(as), foram tratadas sobre diversas pautas de interesse associativo, entre elas, os projetos em andamento, a mobilização acerca da PEC 32 (reforma administrativa), as atuações da União Gaúcha e da Frente Gaúcha, FACE e as estratégias que estão sendo articuladas nas demandas da Defensoria. 
 
O projeto de Educação em Direitos da ADPERGS, que promove debate em escolas públicas e estaduais acerca da democracia e o exercício da cidadania, também foi apresentado, e feito o convite para os(as) Defensores(as) atuarem junto à Associação nesta iniciativa. A campanha nacional “Racismo se combate em todo lugar - Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial” também foi foco dos encontros, buscando envolver os(as) associados(as) nesta pauta emergente. Foram entregues, ainda, as cartilhas dos projetos para conhecimento dos(a) colegas.
 
“Estamos sempre à disposição para atuar nas demandas individuais e coletivas. Queremos, por meio dessa aproximação, representar os direitos e pleitos da nossa classe. Em nome da ADPERGS, agradeço a calorosa recepção dos(as) colegas que nos receberam nesses dias”, afirmou Rheingantz.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)